• Carregando...
 | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A tarde do depoimento do ex-presidente Lula em Curitiba, nesta quarta-feira (14), teve mais policiais do que manifestantes na Justiça Federal (JF), no bairro Ahú. Enquanto o número de apoiadores de Lula ficou entre 100 e 150, a quantidade de agentes da Polícia Militar (PM) foi de 250 - criando uma média de quase dois policiais para cada manifestante. As estimativas são da PM. O depoimento durou quase 3 horas.

Apesar da quantidade de PMs parecer exagerada, a corporação garante que o efetivo não tinha como tarefa apenas garantir a ordem dos manifestantes. “A missão específica da Polícia Militar foi garantir toda a segurança do trajeto do ex-presidente Lula, desde a saída da Polícia Federal até a Justiça Federal”, explicou o coronel Péricles de Matos, comandante do primeiro CRPM.

Veja também: Assista ao depoimento de Lula no processo do sítio de Atibaia

Mesmo assim, o movimento na região é bem menor do que em outras situações, como o último depoimento de Lula na JF. “Desta vez foi bem mais tranquilo, creio que pelo avançado estágio processual, além de por conta da nossa manutenção do diálogo com todas as partes envolvidas”, avaliou Matos. Para manter a ordem, a PM cercou diversas áreas de calcada e da praça em frente à Justiça Federal, cada uma reservada a grupos distintos - como os próprios policiais, os apoiadores de Lula e a imprensa. Além disso, uma das faixas da rua Anita Garibaldi segue interditada até o fim do depoimento.

Leia também: Lula chega à Justiça Federal em Curitiba na 1.ª vez em que sai da carceragem da PF

Para avaliar a necessidade de mais ou menos agentes, a PM tem policiais descaracterizados observando o local. São eles os responsáveis por repassar as necessidades na região, fazendo o trabalho de inteligência social.

Veja também: Substituto de Moro interroga Lula nesta quarta: entenda as acusações

O coronel acrescentou que, por enquanto, não havia como ter uma estimativa dos custos da operação. “Nós temos varias tropas entrando e saindo de serviço. Então os custos só saberemos quando fecharmos a operação”, explica. Em outro depoimento de Lula, em maio de 2017, os gastos da PM chegaram a R$ 110 mil.

Apesar terem ficado mais calmos após a chegada do ex-presidente, os arredores do prédio da JF tiveram novo pico de movimento com o fim da oitiva de Lula. O depoimento terminou por volta das 18h, quando o petista voltou ao prédio da superintendência da PF, no Santa Cândida. Ele saiu em comboio em direção ao local, e não foi visto dentro de nenhum dos carros da polícia, que tinham os vidros escuros. Na chegada no Santa Cândida, manifestantes do Movimento Sem Terra (MST), chegaram a fazer um corredor para receber o ex-presidente, mas o comboio acabou passando por outra entrada da Polícia Federal, onde apenas seis apoiadores aguardavam.

  • Efetivo da PM na Justiça Federal para o depoimento de Lula.
  • Efetivo da PM na Justiça Federal para o depoimento de Lula.
  • Comboio com o ex-presidente Lula saindo da PF em direção à Justiça Federal.
  • Senadora Gleisi Hoffman e o candidato derrotado à presidência Fernando Haddad acompanham o depoimento de Lula.
  • Apoiadores de Lula na frente da Justiça Federal em Curitiba.
  • Efetivo da PM na Justiça Federal para o depoimento de Lula.
  • Equipe de Negociação do Bope está de prontidão na Justiça Federal.
  • Comboio com o ex-presidente Lula saindo da PF em direção à Justiça Federal.
  • Policiamento no entorno da Justiça Federal para o depoimento de Lula.
  • Efetivo da PM na Justiça Federal para o depoimento de Lula.
  • Jornalistas na cobertura do ex-presidente Lula.
  • Efetivo da PM na Justiça Federal para o depoimento de Lula.
  • Grupo de Pronta Intervenção (GPI), equipe tática de elite da PF que atende ocorrências de alto risco, acompanha o depoimento de Lula.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]