• Carregando...
Segundo mãe, | Reprodução/YouTube
Segundo mãe,| Foto: Reprodução/YouTube

Uma nova variação do “desafio da baleia azul” preocupa pais e professores e alunos de uma escola pública no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. O alerta, emitido pelos próprios pais em grupos de WhatsApp, dá conta que várias crianças têm participado de uma espécie de desafio cuja proposta é cortar os braços com lâmina de apontador. A Secretaria da Educação (SEED) acompanha o caso.

Inventado pelos próprios alunos, o jogo não tem objetivo definido. Pelo menos é o que afirmou a mãe de uma aluna matriculada em uma das turmas do quinto ano da instituição, que preferiu não se identificar. À reportagem, ela afirmou que, na sala de sua filha, duas meninas realizaram a mutilação e incentivaram outras colegas a fazerem o mesmo. “Não sabemos o porquê desse desafio e nem em que lugar da escola elas fazem isso. Se é na sala de aula, no banheiro ou em algum ponto do pátio. Correram boatos de que era por causa de namoradinho, mas também disseram que pode ser algo relacionado ao jogo da baleia azul”, afirmou.

Veja também: Sumido há três anos, carro de luxo é tirado de dentro de rio de Curitiba

Conforme relato da mesma mãe, o jogo está se espalhando entre alunos do quinto, sexto e sétimo ano da escola e só foi descoberta pela desconfiança de alguns pais. “Minha vizinha notou que a filha dela estava usando blusas demais e sempre cobrindo os braços com mangas longas, mesmo dentro de casa. Quando ela viu, a menina estava com cortes profundos nos braços. Foi aí que soube da situação e descobriu que não era só com a filha dela que estava acontecendo”, revelou.

Ao tomar conhecimento do fato, segundo a responsável, a direção da escola orientou os pais a tomarem providências no sentido de conversarem e precaverem os filhos sobre a prática. Por meio de nota enviada à Tribuna do Paraná nesta quarta-feira (29), a diretoria ressaltou que está tomando as providências administrativas e pedagógicas necessárias.

A SEED também emitiu nota na qual informa que o Núcleo Regional de Educação de Curitiba está acompanhando as denúncias de casos de automutilação de alunos. Segundo a secretaria, a comunidade escolar está sendo orientada quanto à prevenção desta prática e as ações serão reforçadas durante o mês de setembro com a campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio e automutilação.

A Secretaria da Educação ainda ressalta que vem desenvolvendo ações que visam a prevenção e o enfrentamento a todas as formas de violências no âmbito escolar, por meio de práticas pedagógicas. Por fim, a SEED frisa que subsidia os profissionais da educação quanto aos encaminhamentos, no intuito de prevenir situações conflituosas e buscar um ambiente escolar propício à aprendizagem, à convivência e ao desenvolvimento humano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]