• Carregando...
Golpe visa também em quem quer tirar a carteira de motorista | Paulo Rosa/Detran
Golpe visa também em quem quer tirar a carteira de motorista| Foto: Paulo Rosa/Detran

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) divulgou um alerta para um golpe que circula pelas redes sociais. Com a promessa de regularizar e até mesmo conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os golpistas se passam por funcionários do órgão e usam publicações no Facebook para realizar esses serviços, cobrando até R$ 4 mil pelo trabalho.

Segundo o Detran, eles oferecem remoção de pontos da carteira, além da eliminação de processos de suspensão ou cassação do direito de dirigir, além da própria venda de CNHs falsas pela internet. Os golpistas ofereceriam, assim, maneiras de burlar etapas administrativas do Detran e, para isso, exigiam o pagamento adiantado.

Para dar mais credibilidade ao golpe, nomes e fotos de servidores do órgão estadual eram utilizados.

“Eles usam redes sociais e grupos de compra e venda de produtos usados. Todo o contato é pela internet, nunca marcam encontros presenciais e pedem dinheiro antecipado. Os pagamentos são por depósito bancário ou boleto e o golpe chega a custar até R$ 4 mil, de acordo com denúncias recebidas”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Além do dinheiro

Só que os riscos do golpe vão muito além da simples perda financeira. Como aponta o Detran, ao tentar conseguir facilidades inexistentes com os golpistas, a vítima ainda expõe dados pessoais, assinatura e até impressões digitais que podem ser usados para outros fins, como a realização de empréstimos e compra de produtos em lojas — o que gera um prejuízo ainda maior para o indivíduo.

“Os criminosos usam os dados da vítima em empresas de concessão de crédito e chegam a comprar carros e motos, que logo são transferidos para terceiros, deixando apenas dívidas em nome da pessoa lesada”, conta o assessor militar do Detran, major Fernando Klemps.

Detran divulga imagem da mensagem dos golpistasReprodução/Detran

Dessa forma, a recomendação é que as pessoas denunciem essas tentativas de fraude pela própria ouvidoria do Detran para que o caso seja encaminhado às autoridades. A denúncia pode ser feita pelo site do órgão.

Além disso, também é possível fazer o processo diretamente com a Polícia Civil. Em Curitiba, a Delegacia do Estelionato e Desvio de Cargas e o Núcleo de Combate aos Cibercrimes são as responsáveis por esse tipo de ocorrência. O contato pode ser feito pelos telefones 3261-6600 e 3323-9448.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]