• Carregando...
Detran-PR pretende reduzir em 60% a inadimplência dos motoristas com o uso de cartões de débito e crédito. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Detran-PR pretende reduzir em 60% a inadimplência dos motoristas com o uso de cartões de débito e crédito.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A partir da próxima segunda-feira (12), os motoristas de Curitiba poderão pagar dívidas e multas do (Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) com cartão de débito ou crédito. A medida vale, por exemplo, para taxas como IPVA, licenciamento e multas. As contas também poderão ser parceladas em até 12 vezes.

Por enquanto, a medida será apenas para veículos emplacados em Curitiba. Entretanto, o Detran-PR pretende estender a facilidade para todo o Paraná até o fim do ano. Nos próximos 30 dias, cerca de 15 Ciretrans no Paraná terão acesso ao serviço. Até o dezembro, serão 27 pontos em todo o Paraná.

- Leia também - Curitiba tem apenas 18 pontos com recarga para cartão-transporte

Como vai funcionar

Na capital, o atendimento será nas sedes do Detran-PR nos bairros Tarumã, Centro e Hauer. A negociação deve ser feita diretamente com as operadoras dos cartões em postos de atendimento do departamento. Serão aceitas as principais bandeiras de cartões do mercado, como Visa, Master, Elo, Diners e Amex.

Para isso, é preciso ir a um posto do Detran, retirar um extrato das dívidas e, presencialmente, fazer a negociação do parcelamento diretamente com a empresa habilitada para intermediar a relação entre o motorista e as bandeiras de cartão de crédito. Atualmente, somente uma empresa está autorizada a fazer essa serviço, a PinPag, que já está credenciada nacionalmente e que possui quiosques próprios em postos do Detran. Outras empresas estão em processo de credenciamento.

Uma vez fechado o acordo, o órgão de trânsito receberá o valor à vista e a regularização do veículo será imediata, restando ao proprietário do veículo pagar as parcelas à operadora de crédito, no caso de pagamento parcelado.

- Veja também - Conversão em cruzamento do bairro Jardim Botânico fica proibida

Inadimplência

A nova forma de pagamento é uma tentativa do Detran-PR de diminuir a inadimplência entre os motoristas . Somente em 2018 foram mais de R$ 300 milhões de dívidas não pagas no estado. “Pretendemos recuperar cerca de 60% desses valores aos cofres públicos”, confia o diretor-geral do Detran-PR, Marcello Panizzi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]