• Carregando...
Chuvas recentes colaboram com  a queda e na última semana, muro da residência havia cedido | Colaboração/Valquir Kiu Aureliano/
Chuvas recentes colaboram com a queda e na última semana, muro da residência havia cedido| Foto: Colaboração/Valquir Kiu Aureliano/

O desabamento parcial de dois sobrados geminados no bairro Vista Alegre, em Curitiba, assustou os donos e os vizinhos nesta quinta-feira (1.º). Uma equipe do Corpo de Bombeiros juntamente com engenheiros da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da prefeitura de Curitiba, isolaram a área, retiraram as famílias e fizeram a interdição do local, que ao todo é composto por três sobrados. Apesar dos estragos e do susto, ninguém ficou ferido. O desabamento ocorreu por volta das 6h e a interdição foi concluída às 10h.

O fotógrafo Valquir Kiu Aureliano, de 51 anos, é vizinho dos sobrados afetados, na Rua Vitória Sbalqueiro e registrou a situação logo pela manhã. Segundo ele, há uma semana o muro já havia cedido por causa da chuva e pedreiros trabalhavam na contenção para reerguer a estrutura, que acabou desmoronando de novo e desta vez levou junto parte das casas.

Leia também: Foi totalmente desproporcional e cruel”, diz delegado sobre morte do ex-jogador do Coritiba

“Eu acordei com um barulho meio seco, achei que era um acidente, meus cachorros começaram a latir. Fui ver se era na minha casa e uma vizinha ligou para eu sair correndo. Ainda bem que ninguém se machucou. Em um dos sobrados havia uma mulher e uma criança que saíram correndo. No total, são oito pessoas que moram nos três sobrados e foram afetadas”, contou o fotógrafo.

De acordo com o soldado da Unidade do Corpo de Bombeiros do Pilarzinho, Edinelson de Souza, que estava no local, o desabamento atingiu os fundos da casa, na área da lavanderia. A situação teve influência das chuvas e uma obra de reparação que estava sendo feita no local. “Nós ficamos lá das 8h10 às 10h10, fizemos uma avaliação geral, evacuamos a casa que e auxiliamos a família a retirar alguns pertences. No local, algumas pessoas estavam fazendo uma obra de reparação e segundo os engenheiros da Cosedi, o local já tinha risco de desabamento. Ninguém ficou ferido, apenas danos materiais ”, contou o soldado Souza.

Saiba mais: Após cancelar licitação de R$ 21 mil, Pinhais busca empresas para ter Papai Noel

Em nota, a assessoria de imprensa da Cosedi informou que a possível queda é a falha no sistema de drenagem do local. Além da interdição das casas para evitar mais riscos, o órgão também notificou os proprietários para que executem, de forma imediata, todas as medidas para garantir a segurança das pessoas e dos imóveis vizinhos. A Cosedi também disse que recebeu uma denúncia via Central 156 e já havia vistoriado o imóvel no dia 23 de outubro. Na ocasião , a equipe havia notificado os proprietários para demolição parcial da parede rachada no período de 30 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]