• Carregando...
As novas linhas passam a funcionar nos dias 29 e 30 de julho.
As novas linhas passam a funcionar nos dias 29 e 30 de julho.| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Duas novas linhas de ônibus passam a fazer a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana a partir da próxima segunda-feira (29) e da terça-feira (30). Um dos coletivos irá ligar a capital paranaense com Araucária por meio da linha Tupy/Juliana. A outra, entre Curitiba e Pinhais, será o convencional Pinhais/Centenário. As passagens de custarão R$ 4,50 - mesmo preço da Rede Integrada de Transporte (RIT).

A linha atual Vila Juliana passa a se chamar Tupy/Juliana e terá o trajeto estendido. Até agora, o ônibus segue do Terminal do Pinheirinho até a Vila Juliana. E, a partir de segunda, passará a ir até a Rua Lotus, no bairro Campina da Barra.

“Houve uma conversa entre o governo do Paraná e as prefeituras de Curitiba e Araucária e decidimos que era melhor estender uma linha já existente da Urbs do que implantar uma nova”, explica o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, sobre a parceria que envolve três partes: Estado, prefeitura de Curitiba e Araucária. A gestão da linha, no entanto, continua sendo da Urbs.

Já a linha Pinhais/Centenário passa a funcionar na terça-feira (30) e parte do Terminal de Pinhais até o Terminal do Centenário. A linha é fruto de um remanejamento feito pela Comec de duas linhas em Pinhais, na Região Metropolitana. O ônibus Weissópolis teve seu trajeto alterado e passa a atender também o itinerário da linha Jardim Iraí, que deixará de existir. Apesar de ser um ônibus convencional, a linha Pinhais/Centenário vai criar uma ligação direta e inédita entre os terminais de Pinhais e Centenário.

Funcionalidade 

A Tupy/Juliana é um pedido dos moradores de Araucária, já que em 2017 uma linha chamada Tupy/Pinheirinho foi desabilitada, afetando mais de 25 mil moradores. “Essa retomada pretende beneficiar mais de 1.500 usuários que circulam nessa linhas”, enfatiza Santos.

Já a linha Pinhais/Centenário é uma demanda que existe há mais de 30 anos por parte da população, segundo o presidente. “Esse pedido é histórico. Hoje, o morador de Pinhais precisa passar por dois terminais para ir até o Centenário. Essa linha pretende fazer a ligação direta sem que o usuário perca tempo”, comenta.

Confira os horários das novas linhas 

Horários da linha Pinhais/Centenário
Horários da linha Pinhais/Centenário
 Horários da linha Tupy/Juliana - Dia útil
Horários da linha Tupy/Juliana - Dia útil
  Horários da linha Tupy/Juliana - Sábado
Horários da linha Tupy/Juliana - Sábado
  Horários da linha Tupy/Juliana - Domingo
Horários da linha Tupy/Juliana - Domingo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]