• Carregando...
Lua em penumbra por causa de eclipse.
Eclipse parcial da Lua no dia 16 de julho de 2019 será visível no Brasil.| Foto: Rodolfo Buhrer / Gazeta do Povo / Arquivo

Depois do eclipse solar parcial de 2 de julho, e da passagem da Estação Espacial Internacional (ISS), visível até o próximo domingo (14), é um eclipse lunar parcial que vai voltar os olhos dos curitibanos para o céu nesta semana. O evento, que é o último eclipse lunar de 2019, ocorre na terça-feira (16) e poderá ser apreciado em todo o Paraná e de todas as outras regiões do país, incluindo as de Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília — se o tempo colaborar.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Ao contrário do eclipse do início do mês, quando Lua se posicionou entre Terra e o Sol e provocou a penumbra ao diminuir consideravelmente a luz do dia por alguns instantes, o de agora terá a Terra bloqueando uma parte dos raios solares que iluminam a Lua.

O satélite estará em sua fase cheia, mas, por causa de seu alinhamento em relação à Terra, ficará apenas parcialmente escuro. "A Terra projeta uma sombra no espaço, e quando a Lua passa, pode passar totalmente por essa sombra ou parcialmente. O que vai acontecer agora será a passagem só pela borda, não vai chegar a entrar totalmente na sombra e por isso será parcial", explica o diretor do Parque da Ciência do Paraná, Anisio Lasievicz.

O eclipse vai começar às 15h43 (horário de Brasília), mas o auge do evento será às 18h30. Neste horário, cerca de 60% da Lua estará "no escuro", sem receber raios solares. A fase parcial do eclipse termina às 19h59, e às 21h17 a Lua deixa a sombra da Terra e encerra o eclipse.

Ainda que o fenômeno comece durante a tarde no Brasil, só será possível acompanhar o evento a partir do horário de nascimento da Lua. No Paraná, isso ocorre às 17h40, mas uma melhor visibilidade deve ocorrer a partir das 18h. "Quem estiver na praia vai ver logo que nasce, mas quem está aqui para o lado de dentro da serra, além da própria serra ainda tem prédios, árvores, e por isso demora um pouco mais", ressalta Lasievicz.

Veja o horário do nascer da Lua em outras cidades do país:

Porto Alegre:  17h36
Florianópolis: 17h31
São Paulo: 17h31
Rio de Janeiro: 17h18
Belo Horizonte: 17h27
Brasília: 17h51

Como ver?

Não será necessário nenhum equipamento especial para apreciar o fenômeno, embora binóculos ou telescópio permitam observar o episódio com mais detalhes.

Mas em Curitiba, como sempre, há que torcer por tempo bom. Por isso, ainda não há como afirmar com certeza se a capital paranaense terá ou não a vantagem de acompanhar o eclipse. Apesar da previsão de céu nublado para a manhã de terça, o tempo deve estar mais aberto no fim de tarde e à noite.

Caso haja condições favoráveis, o Parque da Ciência em Curitiba deverá programar um evento de observação conjunta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]