• Carregando...
 | Alex Silveira/Gazeta do Povo
| Foto: Alex Silveira/Gazeta do Povo

Os eleitores que deixaram para comparecer à sede Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, nesta quarta-feira (9) - último dia para regularizar o Título de Eleitor - esperavam até 6 horas para serem atendidos. As senhas foram distribuídas até as 19 horas e as pessoas formavam fila no pátio dentro da área do TRE. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que todos sejam atendidos até a 0h desta quinta-feira. Sessenta guichês estavam abertos para dar conta da demanda.

Apenas nesta quarta cerca de 2.650 pessoas já tinham sido atendidas e, pelo menos, outras 900 pessoas ainda estavam na fila, já que a estimativa do TRE é fazer cerca de 3,5 mil atendimentos hoje - na terça foram 3.525 e na segunda, 3.015. Cada eleitor demora cerca de 30 minutos para resolver toda a situação ao chegar ao guichê.

Leia também: O que acontece com quem perde o prazo para regularizar o título de eleitor

Quem perder o prazo terá o título cancelado e a penalização vai muito além de simplesmente não votar. “O eleitor que não realizar o recadastramento biométrico dentro do prazo terá o Título de Eleitor cancelado e não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino enquanto não regularizar a situação na Justiça Eleitoral”, alerta o coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marcio Jardim. Depois desta quarta, a regularização estará disponível somente depois do dia 5 de novembro.

Alex Silveira/Gazeta do Povo

A professora de Inglês e estudante de Letras Raquel Elionara Rodrigues Hauth, de 19 anos, foi uma das eleitoras que deixou para o último dia. Segundo ela, por causa do trabalho, acabou deixando para a última hora. Raquel “aproveitava” o tempo de fila para ler e assistir a algumas séries que baixou no celular enquanto aguardava para fazer o primeiro título. Apesar do arrependimento de não ter ido antes ao TRE, ela disse que continuaria na fila porque quer votar e fazer a diferença nas próximas eleições.

Portão fechado

O último eleitor da fila chegou ao TRE às 19h40 - 40 minutos após o prazo estipulado pelo TRE. Ele estava para fora do portão, mas contou que conseguiu entrar por uma brecha, depois que um carro entrou. O homem disse que se atrasou por causa do trânsito complicado na região. Ele queria transferir o Título de Eleitor para Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]