• Carregando...
 | Raquel Derevecki/Gazeta do Povo
| Foto: Raquel Derevecki/Gazeta do Povo

Curitibanos aproveitam temperaturas típicas de verão em pleno inverno. Na tarde desta quarta-feira (9), diversos termômetros digitais espalhados pela cidade registraram temperaturas de até 29ºC por volta das 16h, o que surpreendeu muita gente.

“É calor demais. Não era pra ser tão quente nessa época”, afirmou Naiara Valentin , de 18 anos, enquanto passeava pelo Centro de Curitiba.

Segundo o Simepar, a temperatura máxima prevista para o dia era de 24ºC, o que deixou o porteiro Antônio Santos, 71, contrariado. Para ele, a temperatura prevista pelos meteorologistas já seria quente demais para a época, mas o calor que ele sentiu em Curitiba durante todo o dia o surpreendeu.

Surpreso com a Lua? Saiba o porquê de ela estar tão grande

Leia a matéria completa

“Eu só usei casaco de madrugada porque saí de casa às 4h30. A partir das 8h, eu tirei as blusas e não coloquei mais. Está fazendo quase 30º no fim da tarde. É muito quente!”, afirmou o morador de Almirante Tamandaré, enquanto aguardava o ônibus na Praça Rui Barbosa para retornar para casa.

De acordo com a meteorologista Beatriz Porto, do Simepar, a situação percebida pela população na tarde de hoje é frequente no verão, quando os termômetros digitais espalhados pela cidade ficam expostos ao sol e acabam apresentando temperaturas mais elevadas por causa disso. “Inclusive, eles podem apresentar temperaturas diferentes, já que um pode estar em local mais alto, ter um suporte que aquece mais, entre outros fatores como sol e sombra”, pontua.

Isso não acontece na temperatura oficial divulgada pelos institutos de meteorologia, pois todos os termômetros utilizados para dados oficiais ficam protegidos da radiação solar direta e do vento, e ainda estão localizados à mesma. “Assim, os dados obtidos podem ser comparáveis dentro de uma região e de outra”, explica Beatriz.

Mas é bom aproveitar os dias de sol, pois o tempo vai virar e a chuva voltará a dar as caras na capital paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]