• Carregando...
Farmácia Nissei passou a vender o exame para detectar covid-19 . O exame custa 180 reais e é feito no estacionamento da farmácia localizada na Rua Marechal Deodoro nº 2550 Alto da XV .
Exames de coronavírus podem ser feitos de dentro do carro em Curitiba.| Foto: LineuFilho/Tribuna do Paraná

Farmácias de Curitiba já estão vendendo testes particulares para diagnosticar o novo coronavírus. Os exames têm resultado rápido, levando cerca de 20 minutos para detectar ou não a Covid-19. Em algumas redes, inclusive, o exame é feito no sistema drive-thru nas farmácias, sem que a pessoa precise descer do carro.

RECEBA notícias pelo WhatsApp

O exame, porém, não pode ser feito em casa - apenas nas farmácias - e é indicado para pessoas que apresentem os sintomas por cinco dias ou mais. Esse teste está liberado temporariamente pela Anvisa desde 28 de abril, não sendo obrigatório para todas as farmácias.

Na rede Nissei, o teste de coronavírus é feito na loja do Alto da XV, na Rua Marechal Deodoro, 2550. O custo é de R$ 180. É necessário que o paciente agende horário no site da empresa. O teste é feito no sistema drive-thru, sem que a pessoa precise descer do carro para ser testado, em uma área montada no estacionamento da drogaria.

A farmácia Morifarma também disponibiliza o teste rápido para o coronavírus. Os exames são unidade da Avenida Nossa Senhora Aparecida, 459, no bairro Seminário, pelo preço de R$ 299,99. O agendamento é feito por telefone e todo o protocolo também é feito pelo sistema drive-thru.

Quem deve fazer o exame?

Os testes do coronavírus nas farmácias são indicados para pessoas que estão há mais de cinco dias com os sintomas de Covid-19 – tosse, dor de cabeça, dificuldade de respirar, entre outros. Isso porque o exame detecta a doença a partir da presença de anticorpos do coronavírus no organismo. A coleta do exame é feita por meio de gotas de sangue. Antes, conforme orientação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o farmacêutico avalia se o paciente realmente precisa fazer o teste.

“O farmacêutico precisa analisar a situação do paciente e verificar se é o caso ou não de realizar a testagem. Ele precisa saber se é o momento apropriado ou não. Pode ser que no início da doença, o teste dê negativo porque o paciente ainda não produziu os anticorpos. Portanto, ele deve prestar as orientações ao paciente no final do teste”, explica o gerente técnico do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Jackson Rapkiewicz.

O representante do CRF-PR também enfatiza que toda pessoa que passa pelo exame deve procurar um médico. Isso para que o próprio paciente seja acompanhado e também para que o resultado seja contabilizado nas estatísticas da doença. “Também é necessário comunicar as autoridades de saúde sobre o resultado, sendo positivo ou não”, finaliza o especialista.

Confira a evolução dos casos de coronavírus no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]