• Carregando...
Faixas exclusivas de ônibus em Curitiba
Faixa exclusiva de ônibus na rua Conselheiro Laurindo, em Curitiba (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo/ Arquivo)| Foto:

Curitiba ganhou a primeira faixa exclusiva de ônibus em julho de 2014, no trecho entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão, no coração da cidade. De lá para cá, mais seis foram inauguradas – a última no dia 28 de março, ao longo das ruas Alfredo Bufren e Amintas de Barros, também na região.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Ao todo, as sete faixas já somam juntas oito quilômetros e beneficiam 80 linhas e mais de 309 mil usuários do sistema na capital por dia. É que, segundo a prefeitura, os trechos exclusivos diminuem o tempo de deslocamento dos ônibus em até 74%, uma vez que não permitem a circulação de outros veículos a não ser para acessos e conversões pontuais.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a infração cometida por motoristas que usam faixas exclusivas para se deslocar é considerada gravíssima. A falta ocasiona a perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47, além da possibilidade de remoção do veículo.

Veja quais são as faixas já em operação na cidade:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]