Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
LISTA DE FALECIMENTOS - 24/03/2015

Elvira Hammerschidt Hofmam: 50 anos de trabalho no Santuário Nossa Senhora do Carmo

 | Arquivo da família
(Foto: Arquivo da família)

Aos 22 anos, Elvira Hammerschmidt Hofmam casou-se com Ovídio e deixou a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, para morar na capital. Desde então, nunca mais saiu do bairro do Boqueirão. Foram 52 anos de amor e dedicação às causas da comunidade. No Santuário Nossa Senhora do Carmo e na Comunidade São Tiago participou de inúmeras pastorais: foi ministra da Eucaristia, catequista, mensageira das capelinhas, participou do Apostolado da Oração, e do dízimo. Sempre estava presente como liturgista em diversos horários das novenas das quarta-feira – uma das mais tradicionais da capital paranaense.

Segundo o pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora do Carmo, padre Luiz Alberto Kleina, Elvira conseguia mobilizar os paroquianos e a comunidade. No que diz respeito à arrecadação de fundos, Elvira foi uma das responsáveis pela construção do Santuário. Iniberto conta que sua irmã era uma das melhores “vendedoras de rifas” que já conheceu. Quando visitava os parentes na Lapa, não se esquecia de levar os bloquinhos.

Mas não era apenas o trabalho dentro na igreja que ocupava o tempo da dona de casa. Costumava realizar visitas aos moradores carentes das margens do Rio Belém. “Era agregadora e muito ativa na comunidade”, diz o irmão. Além de participar efetivamente das missões religiosas, quando alguém morria no bairro, Elvira ia ao velório, fazia orações e rezava o terço.

As portas de sua casa sempre estavam abertas. Quem passasse em frente do imóvel sempre recebia o convite para uma prosa; ou então para provar alguns maracujás de seu pomar. Aqueles com mais tempo apreciavam o café ou o chimarrão.

Quando estava com a família, apreciava as partidas de canastra. Também não faltavam os almoços de domingo. No cardápio, pierogui, risoto, charuto de repolho recheado com arroz e carne de porco eram pratos frequentes. Outras delícias que Elvira preparava eram o requeijão caseiro e a broa de centeio de receita alemã.

Quem costumava passar pela rua de Elvira, percebeu que desde o início de março a via estava mais silenciosa. Deixa o marido Ovídio, quatro filhos e 12 netos.

Lista de falecimentos - 24/03/2015

Condolências

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.