• Carregando...
 |
| Foto:

Dolores Pasquini Boscardin

Para mostrar que a filha estava sempre à frente de seu tempo, a mãe de Dolores costumava dizer que enquanto as moças usavam vestidos compridos, ela vestia roupas mais curtas. Foi um século de vida e muitas histórias, mesmo que não costumasse falar do passado. Nascida no Centro de Curitiba, costumava frequentar os bailes da Sociedade Garibaldi. Adorava dançar. Aos 17 anos, casou-se com o primeiro marido, que morreu antes de conhecer o filho. Ela voltou para a casa dos pais. Aos 25 anos, conheceu Constâncio, já viúvo e com um filho. Escolheram uma casa na Praça Osório e no mesmo endereço montaram uma garagem de charretes, chamadas na época de meia-caleça e caleça, conforme o modelo. O trabalho de Dolores era enfeitar as charretes para festas de casamento e para funerais. Sabia costurar. Com a modernidade, vieram os carros, mas o casal continuou tocando o negócio. Um certo dia, na década de 40, os negócios começaram a ir mal e o casal Boscardin optou por fechar a garagem e ir morar com a filha Lourdes, que estava casada. Dolores tomou conta da casa, como uma matriarca, conta a neta. Tinha um temperamento forte e sempre decidia tudo. Quando ficou mais velha, mesmo com limitações, continuou na posição de matriarca da família. Uma grande tristeza – sobre a qual não gostava de falar – era ter deixado de cozinhar e de fazer crochê. Todos da família tinham uma peça feita por Dolores, que costumava presentear com casaquinhos os bebês que nasciam na família. Outra diversão era ver televisão e acompanhar as notícias. O período de eleições era considerado por ela como especial. Depois que perdeu a visão, passou a saber das notícias através da filha. Deixa dois filhos, 9 netos, 13 bisnetos e 5 tataranetos.Dia 30 de novembro, de 113 anos, falência múltipla dos órgãos.

* * * * * *

Alexsandro da Silva, 28 anos, auxiliar de cozinha, filho de Silvana do Rocio da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da Rua João Ribeiro, 416, Jardim das Américas.

Altênio Fernandes Vaz, 52 anos, operador de máquinas, filho de Herculano Fernandes Vaz e Dirce das Neves Vaz. Deixa viúva Alda de Jesus Fernandes Vaz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Funerária IAPO, Castro, PR.

Antônio Fontanella, 78 anos, autônomo, filho de João Fontanella Neto e Gilbertina Cassao Fontanella. Deixa viúva Yone Rassolin Fontanella. Sep. ontem.

Apparecida da Silva Schneider, 84 anos, do lar, filha de Antônio Lourenço da Silva e Anna Balbina de Araújo. Viúva de Mário Schneider. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela da Igreja Adventista da Promessa. Rua Florianópolis, 829 – Vila Camargo – Cajuru.

Ayslan Alves de Assumpção, 19 anos, pintor, filho de Soeli Alves de Assumpção. Sep. ontem.

Carlos Pinto, 87 anos, lavrador, filho de José Rodrigues Corrêa e Manoela Olímpia de Jesus. Deixa viúva Olga Maria de Paiva. Sep. ontem.

Carlos Roberto Cubis, 62 anos, microempresário, filho de João Gregório Cubis e Mônica Follador Cubis. Deixa viúva Elizabeth de Figueiredo Cubis. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de São Mateus do Sul, PR.

Carlos Vítor Pedro, 21 anos, analista em importação e exportação, filho de Raul Roberto Pedro e Vera Lúcia Pedro. Deixa viúva Katiane Regina de Ávila Pedro. Sep. ontem.

Cláudia Regina Tenório, 46 anos, comerciante, filha de Florial Tenório e Maria Tenório. Sep. ontem.

Flávio Lisboa da Silva, 67 anos, empresário, filho de Natálio Carneiro da Silva e Malvinda Lisboa da Silva. Deixa viúva Katia Dias Lisboa. Sep. ontem.

Gilberto Pereira da Rosa, 28 anos, pedreiro, filho de Nélson Pereira da Rosa e Petronila Pereira da Rosa. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Campo do Tenente, 235, Colombo.

Glaci Reffo de Carvalho, 86 anos, do lar, filha de João Reffo Sobrinho e Elza Reffo. Viúva de Antônio Tibúrcio de Carvalho. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Glacy Marcelino, 62 anos, do lar, filha de Miguel de Lima e Brasília Portela de Lima. Viúva de João Bison Marcelino. Sep. ontem.

Haykel Mansur, 81 anos, estatístico, filho de Mansur Haikel Fehede e Nara Mansur Hanna Miguel. Deixa viúva Celina Posselt Mansur. Sep. ontem.

Ignez Denardi, 81 anos, costureira, filha de Sílvio Fochesatto e Anna Cumeran. Deixa viúvo Abramo Lorenço Denardi. Sep. ontem.

Inácio Stechechen, 48 anos, vendedor, filho de Nicolau Stechechen e Verônica Stechechen. Deixa viúva Sandra Zaco Stechechen. Sep. ontem.

Irene Szekut Taner, 67 anos, do lar, filha de João Marco Szekut e Honorata Szekut. Deixa viúvo João Taner. Sep. às 10 h, no Cemitério Santo Ângelo, saindo da capela Municipal de Campo Largo.

Jorge Alves Ferreira, 79 anos, funcionário público estadual, filho de Francisco Basílio Ferreira e Gilde Alves Ferreira. Deixa viúva Rosi Teresinha Ferreira. Sep. ontem.

José Assumpção Paes, 73 anos, mecânico, filho de João Rodrigues Paes e Maria Joaquina Rodrigues de Assumpção. Viúvo Ludvina Schuster Paes. Sep. ontem.

José Vicente Ordone Filho, 61 anos, pedreiro, filho de José Vicente Ordone e Maria Tereza Ordone. Deixa viúva Mailena Gonçalves Ordone. Sep. ontem.

Josivaldo da Conceição, 27 anos, metalúrgico, filho de Ednaura Alice da Conceição. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.

Mafalda Fiandanese, 73 anos, corretora, filha de Raphael Fiandanese Filho e Adelina Serpa Fiandanese. Sep. ontem.

Maria Alves da Silva, 73 anos, do lar, filha de Atelácio Alves de Oliveira e Francisca Xavier da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Miguel Kaluf, 858 – Cajuru.

Maria Isabel Félix dos Santos, 83 anos, do lar, filha de Napoleão Félix e Marcolina de Jesus Félix. Deixa viúvo João Cordeiro dos Santos. Sep. ontem.

Nair Meister Estevam, 94 anos, do lar, filha de Gustavo Meister e Ida Meister. Viúva de Otacílio Estevam. Sep. ontem.

Nair Rodrigues de Lima, 71 anos, do lar, filha de Tomaz Rodrigues e Glória Gutierre. Deixa viúvo Amilton Borges de Lima. Sep. ontem.

Nancy da Silva Ramos, 78 anos, do lar, filha de Joaquim Ramos e Jordelina Silva Reis Ramos. Sep. ontem.

Nicole Wadid dos Olinger, 41 anos, biomédica, filha de Wadid Michel Doss e Germaine Nicolas Lafloufa. Deixa viúvo Arno Olinger Júnior. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Nilton Gonçalves Ferreira Filho, 23 anos, pintor, filho de Nilton Gonçalves Ferreira e Dirlei de Góia. Sep. ontem.

Renato Borges de Macedo Júnior, 77 anos, advogado, filho de Renato Borges de Macedo e Áurea Borges de Macedo. Deixa viúva Maria da Graça Lacerda Borges de Macedo. Sep. ontem.

Reni Terezinha Moreira Leal, 52 anos, do lar, filha de Francisco Moreira e Margarida Pereira de Freitas. Deixa viúvo Generoso Leal. Sep. ontem.

Santinha Fernandes Dias, 60 anos, do lar, filha de Joaquim Fernandes e Josefa Fernandes Lizboa. Deixa viúvo Oscar de Souza Dias. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério São Benedito – Paranaguá, PR.

Tarcília Ferreira Danderfer, 79 anos, funcionária pública estadual, filha de Alcindo Ferreira e Maria das Dores Ferreira. Viúva de Henrique Danderfer. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Thiago Spech Ayres Pereira, 23 anos, motoboy, filho de Jair Jairo Busmair Ayres Pereira e Roselene Spech de Souza. Sep. ontem.

Vinícius Gruber Alves, filho de Rodrigo Alves e Angélica Aline Gruber Alves. Sep. ontem.

Wesley Souza José, 18 anos, pintor, filho de Josias José e Vilma de Souza José. Sep. ontem.

Wilson da Luz, 69 anos, vigilante, filho de Tranolino Jacinto da Luz e Maria Francisca da Luz. Deixa viúva Mirian da Luz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Dario Marchesini, 606, São José dos Pinhais.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]