• Carregando...
Nilson Costa da Silva: um personagem conhecido da boemia curitibana
| Foto:

O que torna um bar tradicional na cidade é muito mais do que um prato bem feito ou bebidas geladas. É também a capacidade de acumular histórias. E os responsáveis por isso são as pessoas que fazem o bar, em especial garçons e funcionários. O garçom Nilson Costa da Silva, conhecido como Passarinho, era a voz do Maneko’s, clássico restaurante e bar colado à Praça Osório. “Ele agregava muito à casa, está fazendo muita falta”, conta Manoel Pereira Alves, o Maneko, dono do estabelecimento onde Passarinho - que faleceu no último dia 03, aos 68 anos, vítima de câncer no intestino - trabalhou por 35 anos.

Seu modo de atender os frequentadores era uma verdadeira performance, que utilizava principalmente os efeitos sonoros. Para nunca deixar um cliente esperando, circulava com rapidez e graça por entre as mesas separadas por poucos centímetros no salão. Se alguém lhe atrapalhasse o caminho, “ligava a sirene”, ou seja, imitava o barulho com a boca. Caso um prato demorasse, ele mesmo ia agilizar o pedido com o pessoal da cozinha. Seu assovio constante imitando diferentes espécies de pássaros rendeu o apelido. Era um fã das aves e de seus cantos, durante a vida teve vários de estimação, como pássaro preto e canário belga.

Nascido em Guaratuba, criado em Matinhos e com a vida adulta construída em Curitiba, manteve a ligação com o Litoral do estado, aproveitando toda oportunidade para ir a Matinhos, já que um dos filhos morava lá. Fazia amizade fácil, e um dos papos preferidos para puxar com a clientela eram as histórias da vida na praia, local onde começou a trabalhar como garçom, há mais de 50 anos.

Passarinho considerava o chefe um amigo e até um irmão, como falaria algum tempo antes de falecer. A relação era tão próxima que Maneko brinca que os dois passavam mais tempo juntos do que com suas famílias. Quando ele e um sócio compraram o bar, o garçom já trabalhava para o antigo dono, e permaneceu por mais três décadas. “São tantas histórias pra contar que só daria pra lembrar se a gente anotasse”, comenta Maneko.

Não perdia uma piada e seu raciocínio rápido trabalhava para isso. Um homem que fez rir até uma comitiva de japoneses que visitava o restaurante e pouco devia entender do que ele falava. Ou quando um cliente pediu a ele uma “meinha”, meia dose de cachaça, e ele prontamente lhe deu uma meia de criança. Os clientes se afeiçoaram tanto a ele que teve quem se colocasse pronto para a briga para defendê-lo em um desentendimento sobre uma carteira esquecida na mesa.

Os quadros com reportagens e fotografias que forram as paredes do estabelecimento são um guia para lembrar das histórias e contá-las. Muitos registros tratam de Passarinho, que se orgulhava de ser marcante na cidade e mostrava, faceiro, a quem quisesse ver sua foto e história estampados nas páginas editoriais. “Foram feitas várias homenagens a ele em vida, foi bom esse reconhecimento antes que ele partisse”, lembra Manoel.

O Passarinho cuja vida era baseada no trabalho, que chegava para trabalhar antes mesmo do chefe e que estava sempre circulando com uma xícara de café açucarado, deixa um vazio cheio de silêncio no Centro boêmio de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]