Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
OBRAS

Falta de água: 74 bairros de Curitiba e região podem ficar sem fornecimento

Ao todo, seis cidades podem ter o abastecimento de água interrompido esta semana; 800 mil pessoas devem ser afetadas 

Obra na Estação de Tratamento de Água Passaúna (ETA) é a principal responsável pelo desabastecimento | /Arquivo
Obra na Estação de Tratamento de Água Passaúna (ETA) é a principal responsável pelo desabastecimento (Foto: /Arquivo)

Obras na Estação de Tratamento de Água Passaúna (ETA), na Região Metropolitana de Curitiba, e outras melhorias na rede da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) podem deixar cerca de 800 mil pessoas sem água nesta semana. Os serviços começaram neste domingo (27) e seguem até a próxima quinta-feira (31) em Curitiba e também nas cidades de Araucária, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Pinhais.

De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná, só ficarão sem água os imóveis que não possuem caixa de água com capacidade mínima de 500 litros, tamanho que é capaz de abastecer uma família por até 24 horas, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Veja se seu bairro será afetado:

Curitiba

Ao todo, 27 bairros da capital paranaense devem ter o fornecimento de água interrompido. 

Segunda-feira (28):  GanchinhoSítio Cercado - a partir das 7h com previsão de normalização durante a tarde de terça-feira (29).  Uberaba - entre 8h30 e 13h.

Terça-feira (29): Portão - entre 9h da manhã e o início da noite. 

Quarta-feira (30): Cidade Industrial, São Miguel, Augusta, Butiatuvinha, Campo Comprido, Santo Inácio, Mossungue, Riviera, São Braz, Orleans, Bigorrilho, Santa Felicidade, Cascatinha, Orleans, Fazendinha, São João, Lamenha Pequena, Campo de Santana, Caximba, Ganchinho, Tatuquara, Umbará e Sítio Cercado - das 8h às 16h de quinta-feira (31). 

Centro -  a região central também pode sofrer interrupção no fornecimento durante a quarta-feira (30) devido a uma obra de interligação de redes próximo à Avenida Visconde de Guarapuava. O trabalho começa às 8h30 e segue até o fim da tarde do mesmo dia.

Araucária

Domingo (27): os serviços de abastecimento já foram afetados na Estação Passaúna atingiram parte do Boqueirão, Cachoeira, Capela Velha, Centro, Costeira, Estação, Fazenda Velha, Laranjeiras, Passaúna, Sabiá, Vila Nova, D. Victoria e Jardim Plínio, e a previsão é de que seja normalizado na segunda-feira (28), por volta das 13h.

Terça-feira (29):   Cachoeira, Campina da Barra, Costeira, Iguaçu e Tindiquera - das 7h até às 13h do dia seguinte 930).

Quarta-feira (30) -  Campo Redondo, Palmital, Botiatuva, Cachoeira, Centro, Iguaçu, Barigui, Thomaz Coelho, Capela Velha, Sabiá, Tindiquera, Costeira, Cachoeira, São Miguel, Olaria, Jardim Las Vegas, Arvoredo, Jatobá, Panamérica e Jardim Atenas -  das 8h até a noite de quinta-feira (31).

Fazenda Rio Grande

Terça-feira (29):  Eucaliptos, Hortência, Iguaçu, Nações, Santarém, Santa Terezinha - das 7h e às 13h de quarta-feira (30). 

Campo Largo

Quarta-feira (30): Jardim Keli Cristina, Vila Gilcy, Vila Torres 1 e Vila Rebouças -  das 8h às 15h de quinta-feira (31).

Almirante Tamandaré

Quarta-feira (30): Colônia Lamenha Grande, Dragão Verde, Nápolis, Lamenha Grande, Santa Maria, Santa Fé, Solar Tanqua, Nossa Senhora do Pilar e Tanguá: a partir das 8h até a noite de quinta-feira (31).

Pinhais 

Terça-feira (29): Vargem Grande  das 8h30 às 13h  devido a obras de interligação de redes no município. Estância Pinhais: das 14h até o final da tarde.

De acordo com a Sanepar, a maior obra prevista para esta semana ocorre na Estação Passaúna e possui investimento superior a R$ 6 milhões. O trabalho iniciou em abril de 2018 com a construção de uma nova estação elevatória para envio de água aos reservatórios do sistema, impermeabilização de parte desses reservatórios reforma de parte dos filtros da estação. Agora, a nova fase da obra prevê recuperação do reservatório de distribuição - que armazena 18 milhões de litros de água potável – e melhorias no sistema elétrico e nos módulos de tratamento. Para isso, é necessário reduzir a produção de água nos próximos dias. 

A previsão é de que o trabalho na estação seja concluído até junho, mas as paralisações no abastecimento devem ocorrer somente na etapa inicial do serviço.

Más condições no tempo e outros fatores podem interferir nas datas de realização das obras e serviços programados. Mais informações pelo telefone 0800 200 0115, pelo aplicativo para celular da Sanepar ou no site da companhia

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.