• Carregando...
Foto: Iroze Picanço/Divulgação Agora Litoral | Iroze Picanço/Divulgação Agora Litoral
Foto: Iroze Picanço/Divulgação Agora Litoral| Foto: Iroze Picanço/Divulgação Agora Litoral

Um fenômeno raro foi registrado no Litoral do Paraná e fez com que o mar recuasse na segunda-feira (14). A situação não é sinal de que ondas gigantes estão por vir, como especulava a população local. Os cerca de dois metros de nível de água abaixo do normal são explicados pela variação da pressão atmosférica.

Quem explica é o professor de engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em oceanografia Eduardo Gobbi. “Um centro de alta pressão atmosférica, girando no sentido anti-horário, se formou na região polar. Outro se formou próximo da costa brasileira, girando no sentido horário. Essa combinação gerou ventos muito poderosos, que acabaram mudando da usual direção leste para a direção nordeste. Isso acabou levando o mar. Resumindo, é um problema de correntes de ar”, esclarece.

Manchas marrons no mar do PR não são de óleo. Confira a explicação

Leia a matéria completa

De acordo com o professor, é natural que o mar tenha influência da pressão atmosférica, assim como tem da lua, por exemplo, já que é uma matéria fluida. Apesar de simples, porém, o fenômeno não é comum: “Eu estudo os centros de alta e baixa pressão há 25 anos e nunca vi nada como isso antes”. Mesmo assim, a causa dos ventos terem se intensificado tanto não é concreta. “Eu acho que foi uma casualidade, mas temos que continuar acompanhando. Caso se repita, vamos ter que estudar e descobrir o motivo”.

Para Gobbi mudanças climáticas, por exemplo, não têm relação ao ocorrido. Segundo o professor, as praias do litoral já se normalizaram e o recuo não tem previsão para voltar a acontecer.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]