• Carregando...
 |  Nasa/Jeff Dai/Reprodução
| Foto:  Nasa/Jeff Dai/Reprodução

Diferentes passagens da Estação Espacial Internacional (ISS) e uma chuva de meteoros prometem agitar o céu do Paraná a partir deste sábado (21). A lista de “eventos astronômicos” indica ainda o início de um período de visibilidade dos planetas Marte, Júpiter e Saturno. 

Segundo informações do Parque da Ciência, centro vinculado à Secretaria de Estado da Educação, haverá várias passagens da ISS nos próximos dias, com chances de observação a olho nu a partir de Curitiba e região metropolitana. A primeira das passagens foi no início da tarde deste sábado (21), com menos tempo de duração e luminosidade dos que as que ocorrem nos próximos dias.  No domingo, a ISS passará nas imediações das “Três Marias” (as três estrelas que formam o cinturão de Órion) já durante a madrugada - entre as 4h37 e 4h38. Outra passagem será à noite, entre 19h29 e 19h32. 

Veja também: Vídeos mostram Estação Espacial no céu de Curitiba; ISS vai passar de novo pela capital

Nesta segunda-feira (23), ela cruzará quase todo o céu, no sentido Noroeste-Sudeste, permanecendo visível durante quase seis minutos e atingindo seu brilho máximo. De acordo com o Parque da Ciência, será ainda mais brilhante. O horário será entre 18h36min55s e 18h42min48s. O Parque da Ciência fez um vídeo com um tutorial de como visualizar a Estação Espacial sem nenhum equipamento. Assista abaixo

Haverá ainda chance de observar o laboratório espacial, com menos facilidade, na terça (24, das 19h21 às 19h25); na quarta (25, das 18h28m às 18h35) e também na sexta (27, das 18h22 às 18h24). 

Leia também: Prefeitura de Curitiba expulsa praticantes de ioga do Jardim Botânico

ISSNASA/Divulgação

ISS em Curitiba

A passagem do laboratório espacial não é algo raro em Curitiba, mas quando acontece desperta muita curiosidade nas pessoas. Há pouco mais de um mês, moradores de bairro mais ao Norte da cidade chegaram a pensar na possibilidade de um Ovni estar sobrevoando o céu do município. “Não é um fenômeno raro. O problema é que muitas vezes o céu está fechado ou ela aparece durante o dia e a gente não consegue perceber por causa do sol ou então muito de madrugada”, explica o diretor do Parque da Ciência, Anísio Lasievicz. 

Vista no céu, a ISS costuma ser um ponto muito brilhante (até mais do que uma estrela) em deslocamento. Em seu percurso, viaja a uma velocidade de 27 mil km/h, completando uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos. De acordo com o Parque da Ciência, não é necessário nenhum instrumento ótico para vê-la, mas o uso de binóculo pode ressaltar alguns detalhes não percebidos a olho nu. 

Chuva de meteoro

A chuva de meteoros Líridas também poderá ser vista no céu do Paraná neste fim de semana. O pico será na madrugada de domingo (22) para segunda-feira (23), com uma chuva de estrelas cadentes visível a olho nu em todo o Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste do país. 

Em Curitiba, Lasievicz explica haver mais dificuldade para presenciar o evento já que a cidade é muito iluminada. “Se for para lugares como a Serra do Mar ou São Luiz do Purunã, com menos luz, já dá para ver melhor”, comenta. Isso significa que regiões do interior do estado terão mais chance de notar o fenômeno. 

No pico, a chuva de meteoros pode ter de 20 a 30 eventos por hora. As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade, como as Líridas.

Planetas

Ainda de acordo com o Parque da Ciência, os planetas Júpiter, Marte e Saturno estão presentes no céu durante toda a madrugada nos próximos meses. 

Júpiter é o mais fácil de ser encontrado, sendo um ponto muito brilhante no lado leste do céu por volta das 21h. Saturno e Marte nascem por volta da meia-noite, na direção da constelação de Sagitário, também na região Leste sendo dois pontos ligeiramente mais brilhantes do que as estrelas naquela área. 

Conforme os dias de outono passarem, mais cedo observaremos Júpiter, Saturno e Marte. Quem tiver em casa telescópios ou binóculos poderá também contemplar as luas de Júpiter, os anéis de Saturno e o planeta vermelho com mais detalhes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]