
O fim de semana promete ser bastante agitado em Curitiba por causa dos protestos em reação às delações de Joesley Batista, dono da JBS, que complicaram ainda mais a situação política do presidente Michel Temer (PMDB). Novas manifestações estão agendadas para os próximo dias. O principal deles é organizado pelo grupo Primavera Cidadã, cuja concentração começa às 14h de domingo (21) na Boca Maldita, no Centro da capital. Até o momento, pouco mais de 900 pessoas confirmaram presença e outras 2,2 mil demonstraram interesse. Eles pedem a renúncia o peemedebista e eleições diretas.
Além desse, outros atos estão marcados para a mesma data e horário. O “Manifesto Contra os Corruptos” propõe uma manifestação no mesmo horário na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Como o próprio nome sugere, o grupo pede a prisão de políticos envolvidos em escândalos de corrupção, citando os ex-presidentes Lula e Dilma, além de Temer e o senador Aécio Neves (PSDB), também presente na delação de Batista.
Em paralelo, na Praça Santos Andrade, a divisão paranaense da Frente Brasil Popular convoca militantes e movimentos sociais para pedir a saída do atual presidente e a realização de novas eleições diretas. Todos os atos estão sendo organizados pelo Facebook.
O movimento Vem Pra Rua Curitiba, por outro lado, acabou cancelando o protesto que planejava também para o domingo. De acordo com a página do grupo no Facebook, a decisão foi tomada por questões de segurança. “Em muitas cidades, não houve tempo hábil para planejar a segurança ideal, como sempre aconteceu, mesmo naquelas em que havia mais de um milhão de pessoas nas ruas”, diz a postagem que anunciava a mudança de data para um dia ainda não confirmado.
Veja os principais protestos contra Temer deste fim de semana:
“Impeachment do Michel Temer”
Organizado pelo grupo Primavera Cidadã, o ato acontece no domingo (21), na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Pedindo que Temer “saia imediatamente do poder”, a página do evento no Facebook estipula que o protesto comece às 14h e vá até 17h.
“Fora Temer | Diretas Já”
O ato está sendo organizado pelo Fórum de Lutas 29 de Abril, Frente Resistência Democrática e Frente Brasil Popular para pedir a “imediata convocação de eleições gerais no Brasil e a saída de Michel Temer da presidência”. O grupo se reúne a partir das 14h de domingo (21), na Praça Santos Andrade .
Manifesto Contra os Corruptos! Prendam Aécio,Dilma,Lula,Temer!
Pedindo a prisão de todos os políticos envolvidos em escândalos de corrupção, o protesto pede reforma política e renovação e defende que é preciso pressionar as autoridades “contra as maiores atrocidades” cometidas na política. De acordo com a página do grupo no Facebook, a reunião começará às 14h de domingo (21), na Praça Nossa Senhora de Salete.



