• Carregando...
Parque Municipal de São José dos Pinhais, na divisa com Curitiba: frio e nevoeiro exigiu coragem de quem foi se exercitar logo cedo nesta quinta-feira. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Parque Municipal de São José dos Pinhais, na divisa com Curitiba: frio e nevoeiro exigiu coragem de quem foi se exercitar logo cedo nesta quinta-feira.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Curitiba despertou novamente nesta quinta-feira (12) com muito frio e debaixo de um forte nevoeiro, o que reforçou a atenção dos motoristas. A persistência da atuação de uma massa de ar polar fez com que a cidade tivesse mais um início de manhã gelado, com a mínima registrada de 2,4ºC, valor um pouco menos rigoroso do que o 1,1°C de quarta-feira (11), mas frio o suficiente provocar geadas em pontos isolados da capital e na região metropolitana. Ainda assim, Curitiba terá sol nesta quinta e a temperatura máxima deve ficar em 16ºC.

Por volta das 7h20, os termômetros batiam 2,5°C e um forte nevoeiro tomava conta de Curitiba e toda a região metropolitana. No interior do Paraná, o frio foi mais intenso na manhã desta quinta e chegou a -1,7°C em General Carneiro, na região Sul.

Por causa da névoa densa que se formou sobre a Grande Curitiba, o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que marcou 1ºC logo cedo, foi fechado para pousos e decolagens.

- Veja mais - Curitiba tem promoções de roupas de frio em pleno inverno

Segundo o Instituto Simepar, o amanhecer também foi de geada na região dos Campos Gerais e do Sudoeste do Paraná. Em Pato Branco, a mínima ficou perto dos 3°C. Em Palmas ficou ainda mais gelado e o registro foi de 1°C. Até mesmo a parte Oeste do estado está sobre influência da massa de ar polar. Em Cascavel, a mínima foi de 5°C nesta quinta.

Entre o Centro e o Norte do Paraná, o impacto do frio não foi tão forte no amanhecer por causa da nebulosidade. A maior concentração de nuvens na região impediu o declínio mais acentuado das temperaturas, o que fez com que os municípios destas regiões tivesse mínimas em torno dos 10°C.

- Leia também - Para conter enchentes, Curitiba terá novos reservatórios na região do Alto da XV

Frio vai perdendo força

Ao longo dos próximos dias, o frio vai perdendo força do estado. Em Curitiba, diferentemente dos últimos dias, a mínima nesta sexta (13) deve ficar perto dos 8°C. No domingo (15), apesar de o sol não aparecer tanto, as temperaturas devem variar entre 14°C e 24°C, o que representa um alívio em comparação com os dias anteriores.

“Devagar, o frio vai perdendo força. Amanhã ainda é mais gelado, mas a partir do fim de semana a temperatura já aumenta. E semana que vem quase toda a semana vai ter temperaturas mais altas logo cedo”, adianta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Ainda não é possível prever com precisão, mas, ao que tudo indica, uma nova massa de ar frio deve voltar a tomar conta do Paraná a partir do dia 21 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]