• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O fim de semana promete ser gelado em Curitiba. Depois de um amanhecer bastante frio na capital e na Região Metropolitana nesta sexta-feira (10), a previsão é que a temperatura continue baixa nos próximos dias — incluindo com a possibilidade de geada. A pouca umidade, em conjunto com uma massa de ar frio, segue predominando e mantém tempo seco. Segundo o Simepar, a previsão para os próximos dias é de um amanhecer com frio intenso e tardes com temperaturas mais agradáveis — mas que voltam a cair ao anoitecer.

Em Curitiba, nesta sexta, apesar de o amanhecer com mínima de 4°C, a ausência de chuva abre espaço para o sol e a entrada do calor deixa a tarde com temperaturas agradáveis. Segundo o Simepar, a máxima prevista para esta sexta é de 18°C. À noite, volta a esfriar e a entrada da madrugada prepara o sábado para a formação de geadas tanto na capital quanto na Região Metropolitana.

Leita também: Dia do Basta: Curitiba terá protestos de sindicatos e paralisações nesta sexta

Conforme informou o Simepar, o alerta para formação de geadas em Curitiba se mantém para o sábado e domingo. No dia 11, as temperaturas variam entre 4°C e 18°C. Assim como na sexta, não há previsão de chuva e as tardes devem ser agradáveis. No domingo, o frio intenso dará uma trégua, mas os termômetros ainda não sobem tanto. A mínima prevista, segundo o Simepar, é de 8°C e máxima chega aos 19°C. O tempo seco permanece e a previsão é de que chuva só aparece a partir da quinta-feira (16) da próxima semana.

Quase zero

O amanhecer foi ainda mais gelado em outras regiões do Paraná. Segundo o Simepar, às 6h, Curitiba registrava cerca de 4,4º C. No entanto, nos Campos Gerais, na região próxima a Ponta Grossa, os termômetros chegaram a marcar 0,6º C. Essa foi a menor marcação desta sexta.

O frio nessa região conseguiu superar inclusive o dos municípios mais ao Sul do Paraná, que tradicionalmente trazem as menores temperaturas do estado. Em Palmas, a temperatura foi de 3,4º C.

Geadas mais fortes

No sábado, deve gear em praticamente todo o Paraná. Só escapam do fenômeno e do frio intenso a região Norte e o Litoral do estado. Samuel Braun, meteorologista do Simepar, explica que as temperaturas mais baixas, menos ar aquecido e ausência da umidade favorecem o fenômeno. “A formação de geadas depende de uma série de fatores, que incluem a velocidade do vento, quantidade de umidade e temperaturas abaixo dos 5°C. Este fim de semana favorece as condições”, aponta.

Segundo o alerta de geadas do Simepar, o frio mais intenso deve se concentrar na região Sul do estado. Geadas fortes devem se formar em Pato Branco, Palmas, União da Vitória, Guarapuava e cidades vizinhas. No sábado, a previsão é de 1°C de mínima nas cidades mais ao Sul do Paraná. Em Rio Negro, na divisa com Santa Catarina, os termômetros podem marcar 0°C no sábado.

Na faixa central do estado, que abrange desde Cascavel e Umuarama no Oeste, até Telêmaco Borba e Ponta Grossa mais ao Leste, a previsão é de formação de geadas fracas a moderadas. Em Cascavel, por exemplo, o frio chega com temperaturas variando entre 3°C a 19°C no sábado. Também no sábado, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a mínima prevista não deve passar de 2°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]