• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O furto de equipamentos do semáforo que fica no cruzamento da BR-476 (Linha Verde) com Rua Chanceler Osvaldo Aranha obrigou a Superintendência de Trânsito (Setran) a bloquear o tráfego nessa esquina por medida de segurança, na noite desta sexta-feira (29). O bloqueio começou às 20h e, segundo a Setran, seguirá assim até as 6h30 da próxima segunda-feira (2), quando o agentes de trânsito voltarão a atuar por ali.

Leia também: Onda de furtos em semáforos de Curitiba já gera R$1,5 milhão de prejuízo e complica trânsito

Por causa da medida, os motoristas que estiverem Osvaldo Aranha e precisarem cruzar a Linha Verde, deverão fazer o desvio pelas ruas Oliveira Viana, Sônia Maria e João Soares Barcelos, com retorno pela Linha Verde sentido Pinheirinho.

A onda de criminalidade em semáforos de Curitiba tem obrigado o poder público municipal a buscar formas de minimizar os impactos desses crimes. Do início do mês até agora foram 27 controladores de semáforos furtados: 26 na região da Linha Verde, entre os bairros Xaxim e Parolin. Já o caso mais recente ocorreu no bairro Água Verde, no cruzamento da Rua Santa Catarina com Avenida dos Estados, na madrugada desta sexta.

Como noticiou a Gazeta do Povo, na quinta-feira (28), um homem de 47 foi preso suspeito de receptar material furtado de semáforos de Curitiba. De acordo com a Guarda Municipal, o suspeito era responsável por um ferro-velho no bairro Parolin e foi encontrado com peças de pelo menos cinco sinaleiros, além de fios de cobra e peças de luminárias.

Leia também: Recorde de velocidade e de imprudência: motorista de BMW é flagrado a 241 km/h no PR

“Curitiba está enfrentando uma excepcionalidade, uma migração para esse tipo de crime, que até então não acontecia. Já tivemos ondas de furtos e roubos com mais intensidade em farmácias, depois no transporte coletivo, e agora com equipamentos eletrônicos que compõem os semáforos”, disse o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, em entrevista ao site da prefeitura.

Além dos controladores, perto de três mil metros de cabos de energia semafóricos foram furtados este ano. O prejuízo ultrapassa R$ 1,5 milhão, somando, além da reposição das peças, deslocamento e horas extras aos agentes de trânsito que têm atuado nos cruzamentos para a segurança de motoristas e pedestres.

“Nossos profissionais estão deslocados especificamente para essa função das 6h20 às 20h, na Linha Verde. A prefeitura está fazendo de tudo para minimizar os impactos para a população, resolvendo as situações no menor tempo possível”, informou a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, ao site da prefeitura.

Semáforos apagados

Nesta sexta-feira, nove cruzamentos ficaram com semáforos apagados em razão dos crimes: Marechal Floriano com Avenida da República, Marechal Floriano com Eduardo Polak, Omílio Monteiro com Roberto Faria, Marechal Floriano com Plácido e Silva, Roberto Faria com Major Vicente de Castro, Marechal Floriano com Baltazar Carrasco dos Reis, João Soares Barcelos com Sônia Maria, BR-476 com Leonel França e Santa Catarina com Avenida dos Estados. Os cruzamentos da BR-476 com acesso à Marechal Floriano (utilizado pelo transporte coletivo) e da BR-476 com Anne Frank tiveram equipamentos restabelecidos na quinta-feira (28).

Conforme levantamento da prefeitura, desde o início do ano, foram 41 controladores furtados na cidade. Só daqui a 15 ou 20 dias será feita a contratação emergencial para repor o estoque dos controladores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]