• Carregando...
Para entrar em depósito, criminosos abriram um buraco com uma mareta. Segundo a Guarda Municipal, som foi abafado pela passagem do trem | Reprodução/Facebook
Para entrar em depósito, criminosos abriram um buraco com uma mareta. Segundo a Guarda Municipal, som foi abafado pela passagem do trem| Foto: Reprodução/Facebook

Nos últimos cinco dias, pelo menos três equipamentos públicos municipais foram alvo de arrombamentos no bairro Cajuru: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Conjunto Mercúrio, a Escola Municipal Irati e a Unidade de Saúde Trindade, distantes por poucas quadras. Em todos os casos, os ladrões atuaram da mesma forma. De acordo com professores, funcionários e guardas municipais ouvidos pela Gazeta do Povo, os criminosos abrem buracos nas paredes com marretas e furtam televisores, computadores e objetos de valor. No CMEI, os ladrões chegaram a levar a comida que seria servida às crianças.

Uma professora relata que o arrombamento na Escola Irati foi o 12º dos últimos meses. Um televisor de uma sala de aula, um suporte de TV e um censor de segurança foram levados pelos assaltantes. “A escola é alvo recorrente da ação de vândalos”, conta uma funcionária. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, essa foi a oitava TV levada somente nessa escola, a primeira vez com esse método de abordagem. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que a empresa responsável pela segurança da escola vai consertar o buraco e ressarcir os valores.

Na Unidade de Saúde Trindade, o assalto ocorreu entre sábado (30) e domingo(31). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), bandidos fizeram um buraco na parede e levaram dois monitores e nove CPUs. A empresa que cuida da segurança é a mesma da Escola Irati e já consertou o buraco e vai ressarcir os valores dos objetos roubados.

Já os alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Conjunto Mercúrio foram surpreendidos duas vezes pelos bandidos em um intervalo de apenas dois dias. Nas ações, foram levadas televisões, rádios, brinquedos e até o arroz e feijão que alimentariam as crianças.

CMEI

Na primeira ocorrência no CMEI, na madrugada de domingo (30) para segunda-feira (31), os criminosos invadiram o local e levaram TVs e rádios, além de cobertores, tapumes e brinquedos das crianças. Já nesta quarta-feira (2), a invasão foi feita no depósito da creche, de onde foram levados sacos de arroz, feijão, além do leite da merenda.

Guarda Municipal foi acionada no furto de equipamentos no CMEi Conjunto Mercúrio.Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

De acordo com uma das professoras da creche, que não quis se identificar, a escola é alvo fácil porque fica em uma esquina e há um terreno baldio logo aos fundos. “De um lado, há uma avenida bem movimentada, do outro, uma unidade de saúde, e, do outro, o trilho do trem. É uma escola bem vulnerável”, diz.

Para entrar no depósito do CMEI, os invasores usaram marretas e pavers para fazer um buraco em uma das paredes dos fundos. A Guarda Municipal foi acionada, mas só chegou às 9 horas - cerca de 10 minutos depois da reportagem da Gazeta. Por mais barulhenta que uma marretada possa ser, os guardas municipais explicam que o som pode ter sido abafado pelo barulho do trem que passa ao lado. Professores lembraram ainda que durante o recesso dos alunos, em julho, houve uma outra tentativa de furto ao depósito, pela janela, que é gradeada.

A escola de educação infantil conta com 130 alunos entre 11 meses a 5 anos. Eles ficam o dia todo na unidade, das 7h às 18h e, por isso, o CMEI depende tanto dos alimentos, principalmente do leite. Ao todo, são entregue cinco refeições por dia, com almoço e jantar.

Apesar do furto, as crianças não ficarão sem seus lanches, já que serão usados alimentos que estavam na reserva. A escola já pediu reposição dos itens roubados à prefeitura.

Há ainda um quarto alvo dos assaltantes no entorno do Conjunto Mercúrio: a Unidade de Saúde São Domingos, que fica ao lado do CMEI. Essa é uma das unidades de saúde mais assaltadas de Curitiba.

Por nota, a Guarda Municipal explicou que a segurança do CMEI Conjunto Mercúrio é feita por uma empresa privada e que a corporação apenas apoia e fiscaliza o trabalho da companhia. Os agentes que atenderam a ocorrência fizeram rondas e patrulhas no local, mas não encontraram suspeitos.

Final diferente

Na noite da última terça-feira (1.º), outra escola de educação infantil também foi assaltada em Curitiba, desta vez no CMEI Santa Schier, na Vila Guaíra. Só que, diferente do que aconteceu no Cajuru, a Guarda Municipal foi acionada e prendeu o suspeito de ter roubado parte da fiação elétrica e placas de alumínio de portas e janelas da instituição. O homem foi encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), no Portão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]