• Carregando...
Lobo-marinho está isolado em um costão em Matinhos. Já as toninhas, espécie rara de golinho, foram vistas na Ilha do Mel. | CEM-UFPR /
Lobo-marinho está isolado em um costão em Matinhos. Já as toninhas, espécie rara de golinho, foram vistas na Ilha do Mel.| Foto: CEM-UFPR /

Além de um lobo-marinho, uma espécie rara de golfinho apareceu no litoral do Paraná esta semana. O lobo-marinho subantártico apareceu terça-feira (16) no Balneário Riviera, em Matinhos. Já as toninhas, espécie de golfinho mais ameaçada do Oceano Atlântico Sul, foram vistas quarta-feira (17) na Ilha do Mel.

O lobo-marinho tem 1,80 m e pesa aproximadamente 80 kg. Ao que tudo indica, o bicho está fazendo apenas uma parada de descanso antes de retornar para as águas frias da Antártica. Mesma situação de outro animal da mesma espécie encontrado em Guaratuba há dez dias.

Leia também - Após estragos na quarta, risco de temporal continua em Curitiba nesta quinta

De acordo com o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR), os primeiros avisos sobre a presença do mamífero chegaram aos pesquisadores na noite de terça-feira (16). Na quarta pela manhã ele foi encontrado em um costão rochoso de difícil acesso. Uma médica veterinária conseguiu se aproximar e confirmou que era um macho saudável.Como a pedra onde o mamífero está tem acesso arriscado, ele ainda não recebeu microchip de identificação.

Lobo-marinho-subantártic de 1,80 metros descansa na orla do Balneário Riviera, em MatinhosBruna Barros/ Laboratório de Ecologia e Conservação/Divulgação

Segundo pesquisadores, é comum lobos-marinhos de regiões muito frias migrarem durante o inverno em busca de alimento e também para reprodução. Portanto, não é rara a aparição deles nas praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na manhã dessa quinta (18), o lobo-marinho seguia descansando no costão. O local foi isolado e o pedido é para que as pessoas não se aproximem da barreira, inclusive para não serem atacados pelo animal.

Leia também - Vacina da febre amarela está disponível para toda a população de Curitiba

Toninhas

Além do lobo-marinho, um pequeno grupo de toninhas foram vistos quarta-feira (17) na Ilha do Mel. Está é a espécie mais ameaçada do Oceano Atlântico Sul. As toninhas são pequenas e, também por estarem em número reduzido, são difíceis de serem encontradas.

Pequeno grupo de toninhas visto próximo à Ilha do Mel nesta quarta-feira (17)Projeto de monitoramento de golfinhos e baleias do CEM-UFPR/Divulgação

Litoral agitado

Na semana passada, a visita de outro lobo-marinho chamou a atenção de moradores e turistas no Litoral. O animal – um macho adulto de aproximadamente 1,60 m - foi visto na orla de Guaratuba e recebeu atendimento da equipe do CEM-UFPR. Ele já deixou a praia.

Em agosto, cinco animais marinhos diferentes foram vistos por aqui. Foram baleias, focas e até lobo-marinhos que escolheram as águas paranaenses para passear em pleno inverno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]