• Carregando...
 | Fotos Públicas/Allan White
| Foto: Fotos Públicas/Allan White

Golpistam usam os nomes das marcas de chocolates Cacau Show e do serviço streaming de músicas Spotify, para aplicar novos golpes pelo WhatsApp. No primeiro caso, vagas de emprego estão sendo oferecidas e cerca de milhão de pessoas já teriam clicado no link em 24 horas. Já no segundo, um anúncio falso oferece acesso gratuito à conta premium para ouvir músicas.

Leia também: Novo golpe: carta falsa da Receita Federal traz link para fornecer dados bancários

As vagas fictícias são dos mais diferentes níveis: jovem aprendiz, vendedor, auxiliar de limpeza, ajudantes de produção, embalador e auxiliar administrativo. As informações são do TechTudo. As principais vítimas são os desempregados - no último levantamento do IBGE, divulgado em novembro do ano passado, o lindice de desemprego no Brasil é de 12,2%.

Leia também: Golpe no WhatsApp: mensagem falsa com promessa de saque do FGTS volta a circular

Entretanto, o golpe é bem articulado e não fica somente em quem ainda procura uma ocupação. Além de pedir o preenchimento do formulário com os dados pessoais (nome, e-mail, idade e áreas de atuação que a pessoa esteja interessada), o site pede para que o usuário compartilhe o link com cinco amigos ou cinco grupos diferentes.

O perfil oficial da Cacau Show no Facebook fez um aviso sobre o golpe. De acordo com a marca, “todas as oportunidades são publicadas oficialmente por meio dos nossos canais”. Para ler o aviso na íntegra, clique aqui.

Leia também: Detran alerta motoristas para golpes de regularização de CNH

Spotify

No outro golpe, o link pode ser identificado como falso pelo domínio “.net” . Quando o usuário clica no link, são requisitados os dados da vítima para ter acesso à conta premium com uma assinatura gratuita.

Golpes pelo WhatsApp têm sido cada vez mais comum. Para se proteger, é recomendável instalar um antivírus no celular, evitando que programas maléficos sejam baixados. Para redobrar a atenção, é preciso adotar uma postura mais cautelosa e preventiva, prestando atenção em links estranhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]