Prefeito de Curitiba Rafael Greca.
Prefeito de Curitiba Rafael Greca.| Foto: SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), afirmou, em entrevista à rede de televisão CNN neste domingo (28), que irá “reabrir” a cidade no próximo dia 6 de abril. “Não me senti confortável em flexibilizar a abertura da cidade para as festas da Páscoa, por isso prorroguei a bandeira vermelha até depois do feriado (...). No dia seguinte da Páscoa [que será celebrada no próximo domingo, dia 5 de abril] eu vou abrir a cidade”, disse.

Curitiba está em bandeira vermelha, com regras mais rígidas de restrição de circulação de pessoas e funcionamento de atividades e serviços, desde o dia 13 de março. Na última sexta-feira (26), a cidade renovou o decreto de bandeira vermelha, mas flexibilizou o funcionamento de algumas atividades, como o delivery de comércio não essencial e o uso de parques públicos.

De acordo com o prefeito, o afrouxamento das regras leva em conta o índice de transmissibilidade da doença. “A nossa taxa ‘R’, de retransmissão, hoje está em 0.89 [significa que cem pessoas podem infectar 89 outras pessoas] e até a Páscoa estará menor ainda”, disse. Antes da adoção da bandeira, informações da prefeitura apontavam um índice “R” em 1.41 (100 pessoas infectavam 141 outras).

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]