• Carregando...
Prefeito de Curitiba Rafael Greca.
Prefeito de Curitiba Rafael Greca.| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO/ Arquivo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), retrucou um seguidor de uma de suas mídias sociais e ainda cutucou os governos federal e estadual após ser questionado sobre o andamento da vacinação da Covid-19 em Curitiba. O seguidor comparou a vacinação feita no Rio Grande do Sul em tempo constante. “Enfermeiras não são máquinas. São pessoas de carne e osso”, rebateu o prefeito. Nesta quarta-feira (18), a capital vacina nascidos no segundo semestre de 1995 e no primeiro semestre de 1996.

RECEBA NOTÍCIAS DE CURITIBA NO SEU WHATSAPP

“Somos o 26.º em vacinação. A vacina chega na sexta-feira, descansa sábado e domingo, começa a ser distribuída na segunda e é aplicada na terça-feira. Enquanto isso, nosso vizinho Rio Grande do Sul vacina durante a semana até meia-noite e finais de semana até as 17 horas. Curitiba vacina igual a obra da Linha Verde, senhor Rafael Greca”, criticou o internauta na postagem de Greca sobre uma mensagem de bom dia.

Na resposta à cobrança, Greca aproveitou para cutucar o Ministério da Saúde, que é fornecedor das vacinas, e o governo do Paraná, que distribui o imunizante aos municípios. “Pois é. Talvez tenham ganho mais imunizante que nós. Ou nós vacinamos mais rápido que os gaúchos. Último sábado foram 37 mil pessoas vacinadas", postou o prefeito com a hashtag #PensarÉpreciso.

"Enfermeiras não são máquinas. São pessoas de carne e osso”, prosseguiu o prefeito de Curitiba ao linkar uma imagem com o “vacinômetro de Curitiba”. Na sequência da resposta, Greca apresentou um card com os números da vacinação em Curitiba.

Segundo levantamento apresentado nesta terça-feira (17) pelo Jornal Nacional da vacinação por idade nas capitais, Curitiba realmente está bem atrás. Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP) e São Luiz (MA), por exemplo, já completaram a imunização de adultos, aplicando a vacina em adolescentes com mais de 12 anos ou mais. Campo Grande (MS) está vacinando 15 anos ou mais e Boa Vista está em 17 anos ou mais. A capital que está com a idade mais atrasada de todas é Teresina (PI), em 32 anos.

No Paraná, o governador Ratinho Jr anunciou terça-feira (17) que o cronograma de vacinar com a primeira dose 80% toda a população adulta de 8,7 milhões até o fim de agosto já foi cumprida com duas semanas de antecedência. Com isso, segundo o governador, o estado pretende cumprir a meta de aplicar a primeira dose em todos os paranaenses acima de 18 anos até o fim de setembro e assim iniciar a vacinação de adolescentes em outubro.

Prefeitura x governo

A questão dos encaminhamentos de vacinas para Curitiba já deu o que falar entre Greca e o governo Ratinho Jr. Em junho, o prefeito cobrou uma correção alegando repasse desproporcional de doses à capital.

Poucos dias depois, a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, considerou o anúncio da meta de aplicação da primeira dose em toda a população adulta do estado até setembro "mais de apelo político do que técnico", reforçando que haveria defasagem no envio de doses a Curitiba.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, rebateu as alegações da prefeitura dizendo se tratar de "bravatas e fanfarronices", além de ser uma reclamação "desleal, desnecessária e irresponsável".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]