
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matriz – que funciona ao lado do Hospital de Clínicas (HC), no bairro Alto da Glória, em Curitiba – deixará de atender pacientes que procuram diretamente a unidade para serviços de urgência e emergência. O Hospital de Clínicas irá reassumir a gestão do local, que funcionária como Pronto Atendimento do próprio HC. O usuário que estiver recebendo atendimento clínico ou cirúrgico no hospital e tiver qualquer tipo de intercorrência, então, será encaminhado para a antiga UPA.
A mudança valerá a partir de 29 de abril, próximo sábado. Quem precisar de atendimento de urgência e emergência nessa região deverá se dirigir à UPA Boa Vista – a mais próxima da Matriz.
Vale lembrar, porém, que a única UPA na região Norte da capital já sofre com a superlotação. Na quinta-feira passada (20), uma paciente foi detida depois de agredir uma enfermeira.Segundo testemunhas, a paciente que agrediu a servidora achou que tinha sido passada para trás na fila de espera. Ela foi contida por outras pessoas e levada por agentes da Guarda Municipal para ser atendida na UPA do Pinheirinho. Depois de passar por um médico, a paciente foi encaminhada para a Polícia Civil.
As outras UPAs que estão em funcionamento em Curitiba são Boqueirão, Fazendinha, Pinheirinho, Campo Comprido, Cajuru e Sítio Cercado. Já as unidades Tatuquara e CIC estão fechadas . A promessa da prefeitura é de que serão reabertas em breve. A primeira em maio e a outra em junho.
Mudança
Os profissionais que irão atender no espaço serão contratos pelo HC, via Ebserh. A prefeitura não informou quantos pacientes são atendidos diariamente nessa UPA, e disse apenas que a maior parte da demanda é de pacientes do próprio HC.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, a mudança ocorre porque Curitiba nunca recebeu recursos do governo federal para manter a UPA Matriz, já que – de acordo com a prefeitura – nunca existiu oficialmente. “Ela nunca foi credenciada e reconhecida como UPA pelo Ministério da Saúde, o que significa dizer que o município jamais recebeu recursos para mantê-la”, informou a pasta, em nota.
Procurado pela reportagem, o HC confirmou as informações repassadas pela prefeitura e reafirmou que atenderá apenas intercorrências clínicas e cirúrgicas de pacientes da instituição.



