Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
venda irregular

IAP apreende 4 toneladas de pinhão verde em Curitiba

Venda da semente verde é vedada em qualquer estação do ano

Quatro toneladas de pinhões verdes foram aprendidos na Ceasa | Divulgação /IAP
Quatro toneladas de pinhões verdes foram aprendidos na Ceasa (Foto: Divulgação /IAP)

Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreenderam na sexta-feira (07) quatro toneladas de pinhão verde na Ceasa, em Curitiba depois de denúncias feitas ao órgão.

Apesar da venda do pinhão já estar liberada desde o dia 1º de abril, a venda de sementes verdes são proibidas em qualquer estação de ano, já que, neste estado, as pinhas podem conter fungos e fazer mal à saúde, já que os pinhões não estão maduros o suficiente para o consumo.

Os comerciantes que estavam vendendo sementes verdes foram notificados vão ser autuados com atos administrativos de acordo com a legislação. As normas ambientais determinam que a pessoa flagrada vendendo, transportando ou mesmo armazenando sementes antes da data permitida pode responder a processos criminal, além do administrativo, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão.

De acordo com o IAP, denúncias sobre venda irregular de pinhão e outras infrações ambientais podem ser feitas pelo site do IAP, nos escritórios regionais do órgão ou na própria Polícia Ambiental.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.