• Carregando...
 | Marco Charneski/Tribuna do Paraná
| Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Não é apenas impressão: este mês de janeiro está muito quente. De acordo com os registros do Instituto Simepar, trata-se do janeiro com as temperaturas mais altas dos últimos cinco anos em Curitiba, a exemplo desta terça-feira (29), que teve termômetros batendo os 33,1ºC. O dia é o mais quente de 2019, e engana-se quem espera que a noite será muito mais fresca.

“Tanto os dias quanto as noites desta semana estão quentes porque não está chovendo o suficiente para refrescar”, explica o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar. A ausência da chuva de verão, de acordo com Jacobsen, é explicada pela menor quantidade de umidade no ar - o que impede a formação de nuvens de chuva.

Leia também: Empresas de ônibus de Curitiba pedem fim do Uber Juntos; Urbs analisa

Outra explicação para o calor é que, desta vez, as chuvas estão chegando mais tarde. “Em outros verões, era mais comum que chovesse antes das 15h ou 16h, que é o momento de pico de calor”, explica. Já neste 2019, o que se verifica é que só está chovendo após esse intervalo escaldante. “Ou seja, quando chove o pior já passou”, explica o especialista.

Para quem ficou preocupado com a sensação de abafamento noturna, que dificulta o sono, Jacobsen acrescenta que as madrugadas não irão esfriar tão cedo. Isso significa que há a possibilidade outras de madrugadas como a desta terça, que chegou a registrar 26,1ºC.

A última vez que Curitiba esteve tão quente em janeiro foi em 2014. Além de uma alta nas médias do mês, que estava muito seco, aquele ano bateu o recorde histórico de temperaturas da cidade, segundo os registros do Simepar, que começaram a valer a partir de 1998. Na época, a capital atingiu 35,5ºC.

Próximos dias

Nos próximos dias, a previsão é de que o abafamento continue, com apenas algumas chuvas esparsas chegando a bairros específicos de Curitiba. No entanto, de pouco em pouco uma acumulação maior de nuvens está se formando, devendo trazer precipitações mais intensas no fim de semana, como explica o Simepar.

A quarta-feira (30) ainda tem chances de superar as temperaturas desta terça, mas por enquanto tem máxima prevista para 33ºC. A situação só muda de fato no domingo (3), quando a chuva traz os termômetros para baixo: a previsão é de temperatura máxima de 24ºC.

Litoral

No Litoral do Paraná, o calor é ainda mais intenso do que na capital. Em Antonina, a máxima desta terça-feira chegou a 37 ºC. Já em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, o calor chegou a 35ºC. Também não tem chovido na região, o que explica o abafamento. Por lá, a situação também deve mudar no domingo, com as precipitações intensas chegando, deixando as máximas em cerca de 28ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]