• Carregando...
Cena do filme Apneia, melhor curta metragem brasileiro do ano.
Cena do filme Apneia, melhor curta metragem brasileiro do ano.| Foto: Divulgação.

O pequeno Bento, de 11 meses, dormia no colo da mãe quando a mestre de cerimônia anunciou que a animação Apneia ganhou o Kikito de Melhor Curta Metragem do Festival de Gramado, o mais importante do cinema brasileiro.

O filme premiado no último domingo (25) é um trabalho a quatro mãos de seus pais, os diretores Carol Sakura e Walkir Fernandes a partir de um roteiro dela. Carol conta que o anúncio foi uma surpresa para a equipe que viajou a Gramado.

“Nós chegamos no último dia do festival e tinham muitos bons filmes competindo. Para nós, termos sido convidados já foi uma alegria e a expectativa era ganharmos algum prêmio técnico.  [O prêmio] foi um susto e uma surpresa muito grande”, disse.

Olhando a carreira do filme talvez o susto tenha sido exagerado. Apneia colecionou prêmios por onde passou. Levou prêmios nos festivais Animatiba, Anima Mundi, Guarnicê, além do prêmio aquisição do Canal Brasil.

O público de Curitiba tem duas oportunidades para ver Apneia na 1ª Mostra Curitiba de Cinema que acontece entre os dias 29 de agosto a 11 de setembro, sempre as 20h30 no Cine Passeio. A entrada é gratuita.

A mostra tem 21 filmes, 9 longas-metragens e 12 curtas rodados em Curitiba ou com histórias que tem a cidade como cenário. Apneia será exibido nos dias 1º e 10 de setembro.

A animação 2D tem 15 minutos e nasceu como um roteiro de História em Quadrinhos escrito por Carol. “O texto era tão bom que eu sugeri que a gente transformasse em uma animação que pudesse dar conta de expressar tudo o que ela tinha para dizer”, conta Walkir.

O texto é uma auto ficção em que Carol recria episódios da sua infância, como as dificuldades em ser criada por uma mãe solteira e casos de abuso e violência doméstica.

“A ideia central é expressar estes sentimentos que são muito difíceis expressar. O filme é sobre o medo de falar. Sobre a gente não querer mostrar por inteiro de forma crua o que aconteceu”, disse Carol.

A produção de Apneia é do Dogzilla Studio e a produção executiva de E.M.Z. Camargo e a trilha sonora original de Vadeco Schettini.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]