i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Turismo

Cachoeira Salto dos Macacos tem tobogã natural e fica pertinho de Curitiba

  • PorSandro Moser
  • 07/10/2019 08:30
Salto dos Macacos: cachoeira, tobogã e piscina natural.
Salto dos Macacos: cachoeira, tobogã e piscina natural.| Foto: Foto: Graciosa Terra/divulgação.

Um dos pontos turísticos mais bonitos da Serra do Mar, o Salto dos Macacos, em Morretes é uma ótima opção de passeio na natureza perto de Curitiba.

A trilha até as belezas da cachoeira, porém, não é das mais recomendáveis para iniciantes e deve ser feita com algumas precauções e, preferencialmente, com apoio de guias experientes.

A beleza da cachoeira de 70 metros é impressionante. O local tem outros atrativos como o tobogã natural que desce pela parede de pedras e cai sobre uma piscina natural de onde se avista o conjunto de montanhas do Marumbi.

Uma das quedas do Salto dos Macacos. Foto; Calango Expedições/divulgação.
Uma das quedas do Salto dos Macacos. Foto; Calango Expedições/divulgação.

A trilha fica dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. O local é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e passou por uma série de melhorias em 2015 para bem receber os turistas.

Regras e cuidados

É importante observar as regras de visitação instituídas pelo IAP. Para evitar que turistas permaneçam em meio à mata depois do anoitecer, os visitantes só podem podem subir o caminho entre 7h e 9h da manhã. O retorno deve começar até as 15h, independentemente da previsão do tempo.

Antes de começar o passeio, também é necessário fazer um cadastro no posto do órgão ambiental, situado logo no início da trilha.

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que as pessoas não façam trilhas com chuva e nem com tempo nublado. Além disso, com chuva a trilha fica escorregadia e é grande o risco de quedas e até acidentes mais graves.

A trilha leva em média um pouco mais de duas horas para ser concluída. Ou seja, o trajeto para ir e voltar dura quatro horas.

No caminho , é preciso atravessar o rio algumas vezes. Em alguns pontos a água pode fica na altura dos joelho ou acima da cintura, dependendo do volume de água.

A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes.

O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima.

Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima.

Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4.

Algumas empresas oferecem serviço completo de Guia até o Salto dos Macacos como a Graciosa Terra .

No pacote que custa R$ 155 com direito a café da manhã traslado, seguro, kit primeiros socorres, lanche, vídeos, protetor solar e repelente.  Mais informações no site

A Calango Expedições também oferece roteiro para o salto por R$ 120. Informações no site.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    SILVANA

    ± 43 minutos

    Cachoeira belíssima e perto de Curitiba.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso