• Carregando...
Salto dos Macacos: cachoeira, tobogã e piscina natural.
Salto dos Macacos: cachoeira, tobogã e piscina natural.| Foto: Foto: Graciosa Terra/divulgação.

Um dos pontos turísticos mais bonitos da Serra do Mar, o Salto dos Macacos, em Morretes é uma ótima opção de passeio na natureza perto de Curitiba.

A trilha até as belezas da cachoeira, porém, não é das mais recomendáveis para iniciantes e deve ser feita com algumas precauções e, preferencialmente, com apoio de guias experientes.

A beleza da cachoeira de 70 metros é impressionante. O local tem outros atrativos como o tobogã natural que desce pela parede de pedras e cai sobre uma piscina natural de onde se avista o conjunto de montanhas do Marumbi.

Uma das quedas do Salto dos Macacos. Foto; Calango Expedições/divulgação.
Uma das quedas do Salto dos Macacos. Foto; Calango Expedições/divulgação.

A trilha fica dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. O local é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e passou por uma série de melhorias em 2015 para bem receber os turistas.

Regras e cuidados

É importante observar as regras de visitação instituídas pelo IAP. Para evitar que turistas permaneçam em meio à mata depois do anoitecer, os visitantes só podem podem subir o caminho entre 7h e 9h da manhã. O retorno deve começar até as 15h, independentemente da previsão do tempo.

Antes de começar o passeio, também é necessário fazer um cadastro no posto do órgão ambiental, situado logo no início da trilha.

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que as pessoas não façam trilhas com chuva e nem com tempo nublado. Além disso, com chuva a trilha fica escorregadia e é grande o risco de quedas e até acidentes mais graves.

A trilha leva em média um pouco mais de duas horas para ser concluída. Ou seja, o trajeto para ir e voltar dura quatro horas.

No caminho , é preciso atravessar o rio algumas vezes. Em alguns pontos a água pode fica na altura dos joelho ou acima da cintura, dependendo do volume de água.

A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes.

O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima.

Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima.

Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4.

Algumas empresas oferecem serviço completo de Guia até o Salto dos Macacos como a Graciosa Terra .

No pacote que custa R$ 155 com direito a café da manhã traslado, seguro, kit primeiros socorres, lanche, vídeos, protetor solar e repelente.  Mais informações no site

A Calango Expedições também oferece roteiro para o salto por R$ 120. Informações no site.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]