• Carregando...
Foto que está na mostra que abre a Flibi 2019.
Foto que está na mostra que abre a Flibi 2019.| Foto: Daniel Castellano

A literatura de Dalton Trevisan é o tema central da 3ª edição da Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) que começa nesta terça (22) e vai até o próximo sábado (26) em Curitiba e em cinco cidades do interior do estado.

A programação conta com mais de 40 convidados e 50 atrações entre palestras, debates, oficinas, exposições, sessões de cinema, atividades para crianças e apresentações de música e teatro.

A abertura oficial da Flibi 2019 será nesta terça (22) às 19h, com a inauguração da mostra de fotos Província, Cárcere, Lar, que reúne 17 imagens de fotógrafos curitibanos inspiradas nos livros de Dalton Trevisan. A exposição fica em cartaz até o início de novembro, no hall térreo da BPP.

Às 19h15, é realizado o primeiro debate com o escritor Marçal Aquino que tem como tema “Pão e Sangue: a literatura de Dalton Trevisan, o conto e a matéria da ficção”.

O escritor Marçal Aquino é um dos convidados da Flibi.
O escritor Marçal Aquino é um dos convidados da Flibi.

Aquino é autor de 15 livros, roteirista de cinema e da Rede Globo. Carcereiros e Força-Tarefa são alguns de seus trabalhos para a televisão. O bate-papo tem mediação do jornalista Yuri Al’Hanati.

Durante a semana, a programação conta com as participações de Eliane Robert Moraes (organizadora da Antologia da Poesia Erótica Brasileira), no dia 23, e Paulo Cesar de Araújo, autor da polêmica biografia Roberto Carlos em Detalhes, no dia 25.

No dia 24, o ator Marino Jr apresenta o monólogo Macho Não Ganha Flor, baseado no livro homônimo de Dalton Trevisan. Durante o dia, o hall térreo será o palco de bate-papos com escritores, acadêmicos, editores e jornalistas do Paraná e outros estados.

A programação completa pode ser acessada aqui.

No interiror

A novidade desta edição da Flibi é que, pela primeira vez, as ações acontecem também fora da BPP, em espaços culturais de Curitiba mantidos pelo Governo do Estado e outros cinco municípios do Paraná.

A programação ainda conta com uma sessão de filmes do diretor Estevan Silveira, no Museu da Imagem do Som (dia 23, às 19h), e uma aula aberta sobre o diálogo colaborativo entre Dalton Trevisan e Poty Lazzarotto, no Museu Alfredo Andersen (dia 25, às 19h).

Também no dia 25,  escritores e artistas de Curitiba e outras cinco cidades do Estado (Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu) discutem a obra do contista no mesmo horário, às 15h.

A Flibi 2019, que tem curadoria do escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos, termina na manhã de sábado (26), com a encenação da peça O Malefício da Mariposa, da companhia Ave Lola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]