• Carregando...
Cena da apresentação de alunos do NOCC em 2018.
Cena da apresentação de alunos do NOCC em 2018.| Foto: Maringas Maciel

O maestro Ivan Moraes conta que já viu a mesma cena dezenas de vezes. Um jovem de família da periferia de Curitiba percebe que tem talento para cantar. Influenciado por algum conhecido, este menino ou menina vasculha a internet e percebe que gosta mesmo de canto lírico e gostaria de ser cantor de ópera.

Este é o perfil de boa parte dos postulantes que bateram na porta do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOCC). O grupo foi criado e idealizado por Moraes, ele mesmo foi um tenor que durante 19 anos pertenceu ao corpo dos cantores do coro da Camerata Antiqua de Curitiba.

O NOCC foi criado em 2015 com o objetivo de abrir portas para cantores talentosos mas que não têm dinheiro para pagar uma educação musical formal.

“O público-alvo do curso é o cidadão comum. Como não temos educação musical no ensino básico muitas vezes a pessoa tinha um potencial grande e começava a se identificar com o canto lírico, mas não tinha um espaço público que o acolhesse. Este projeto surgiu para atender esta demanda.

Para ingressar no núcleo, os candidatos devem ter até 35 anos de idade com ou sem formação musical anterior. Os postulantes a cantor devem fazer um teste.

O professor Moraes explica que para ser aprovado não é preciso dominar a técnica musical ou mostrar uma grande extensão vocal. “Isso se desenvolve. É preciso ter musicalidade, inteligência e memória musical e gostar do que está fazendo”, explica o professor.

Caso aprovado, os cantores entram em uma rotina de alfabetização musical, aulas de leitura à primeira vista e iniciação ao canto coral e ritmo.

Também são ministradas por membros voluntários da comunidade palestras com diferentes complementos do aprendizado com fonoaudiólogos, curso para ouvir e entender a música, idiomas entre outras ações.

Na última sexta-feira (20), um concerto de canto lírico ede alunos do NOCC encerrou uma semana intensiva de master classes com a soprano japonesa radicada no Uruguai e professora de canto Eiko Senda.

Os cursos são gratuitos e duram um ano com aulas presenciais, às terças e quintas, no Solar do Barão e online. As atividades são realizadas diariamente na Sala Scabi – Solar do Barão, em horários elaborados pelo professor Ivan Moraes e secretaria da Regional Matriz. As aulas são gratuitas

A inscrição e outras informações podem ser feitas pelo telefone 3321-3228 ou no site.

Caça-talentos

O maestro Moraes diz que a maior parte do público vem de famílias humildes. “São pessoas que não têm como pagar uma aula de canto com um bom pianista, um professor de teoria musical. Aqui é o lugar onde este pessoal tem apoio”.

Atualmente a turma tem 46 alunos e está no limite físico do curso. Moraes conta que nestes quatro anos já descobriu muita gente talentosa que atualmente está dando prosseguimento aos seus estudos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e outras instituições.

“Há vários casos de cantores talentosos, com muita gente vinda de fora como uma aluna de Belém do Pará que veio para cá sem saber que existia um curso assim, começou a estudar e hoje ela tem grandes chances de construir a carreira. Eu torço para que isso aconteça”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]