i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Música clássica

Curso gratuito em Curitiba ensina a ser cantor de ópera

  • PorSandro Moser
  • 25/09/2019 08:30
Cena da apresentação de alunos do NOCC em 2018.
Cena da apresentação de alunos do NOCC em 2018.| Foto: Maringas Maciel

O maestro Ivan Moraes conta que já viu a mesma cena dezenas de vezes. Um jovem de família da periferia de Curitiba percebe que tem talento para cantar. Influenciado por algum conhecido, este menino ou menina vasculha a internet e percebe que gosta mesmo de canto lírico e gostaria de ser cantor de ópera.

Este é o perfil de boa parte dos postulantes que bateram na porta do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOCC). O grupo foi criado e idealizado por Moraes, ele mesmo foi um tenor que durante 19 anos pertenceu ao corpo dos cantores do coro da Camerata Antiqua de Curitiba.

O NOCC foi criado em 2015 com o objetivo de abrir portas para cantores talentosos mas que não têm dinheiro para pagar uma educação musical formal.

“O público-alvo do curso é o cidadão comum. Como não temos educação musical no ensino básico muitas vezes a pessoa tinha um potencial grande e começava a se identificar com o canto lírico, mas não tinha um espaço público que o acolhesse. Este projeto surgiu para atender esta demanda.

Para ingressar no núcleo, os candidatos devem ter até 35 anos de idade com ou sem formação musical anterior. Os postulantes a cantor devem fazer um teste.

O professor Moraes explica que para ser aprovado não é preciso dominar a técnica musical ou mostrar uma grande extensão vocal. “Isso se desenvolve. É preciso ter musicalidade, inteligência e memória musical e gostar do que está fazendo”, explica o professor.

Caso aprovado, os cantores entram em uma rotina de alfabetização musical, aulas de leitura à primeira vista e iniciação ao canto coral e ritmo.

Também são ministradas por membros voluntários da comunidade palestras com diferentes complementos do aprendizado com fonoaudiólogos, curso para ouvir e entender a música, idiomas entre outras ações.

Na última sexta-feira (20), um concerto de canto lírico ede alunos do NOCC encerrou uma semana intensiva de master classes com a soprano japonesa radicada no Uruguai e professora de canto Eiko Senda.

Os cursos são gratuitos e duram um ano com aulas presenciais, às terças e quintas, no Solar do Barão e online. As atividades são realizadas diariamente na Sala Scabi – Solar do Barão, em horários elaborados pelo professor Ivan Moraes e secretaria da Regional Matriz. As aulas são gratuitas

A inscrição e outras informações podem ser feitas pelo telefone 3321-3228 ou no site.

Caça-talentos

O maestro Moraes diz que a maior parte do público vem de famílias humildes. “São pessoas que não têm como pagar uma aula de canto com um bom pianista, um professor de teoria musical. Aqui é o lugar onde este pessoal tem apoio”.

Atualmente a turma tem 46 alunos e está no limite físico do curso. Moraes conta que nestes quatro anos já descobriu muita gente talentosa que atualmente está dando prosseguimento aos seus estudos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e outras instituições.

“Há vários casos de cantores talentosos, com muita gente vinda de fora como uma aluna de Belém do Pará que veio para cá sem saber que existia um curso assim, começou a estudar e hoje ela tem grandes chances de construir a carreira. Eu torço para que isso aconteça”, disse.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    ELIANE DAS GRACAS SANTOS PRESTES

    ± 0 minutos

    Por que colocar limite na idade?não existe limite para sonhos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso