• Carregando...
Torre Panorâmica no bairro Mercês abriu em 1991, mas apenas a partir de 2000 começou a contabilizar o número de visitantes
Torre Panorâmica no bairro Mercês abriu em 1991, mas apenas a partir de 2000 começou a contabilizar o número de visitantes| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Leva menos de um minuto – precisamente 52 segundos – para o elevador subir os 109,5 metros e levar cinco pessoas por vez ao topo da Torre Panorâmica. O ponto turístico no bairro Mercês foi visitado por 2 milhões de pessoas em 19 anos e permite ao visitante uma visão de 360 graus de toda a cidade de Curitiba. O encanto é imediato.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

“Achei que seria uma vista da cidade de um ângulo. Aí subimos e me surpreendi! Dá para ver quase toda a cidade, que é muito grande”, disse a catarinense Milena Ferreira, de Itajaí, que passou cerca de 20 minutos no topo da Torre Panorâmica, uma altura equivalente a 40 andares. Ela visita Curitiba com o marido e um casal de amigos e fez a seleção dos pontos a serem visitados com pesquisas na internet. Na sequência, o grupo seguiu para o Parque Barigui, a menos de dois quilômetros dali.

Vista privilegiada: Torre Panorâmica fica a menos de dois quilômetros do Parque Barigui
Vista privilegiada: Torre Panorâmica fica a menos de dois quilômetros do Parque Barigui| Henry Milleo/Gazeta do Povo

Da lado leste da torre, é possível ver este que é um dos maiores parques de Curitiba. Joyce Mendes, paulistana que se mudou para Curitiba há três anos, sempre coloca um parque e o zoológico no roteiro das visitas. No fim de semana de 10 de agosto, ela e o marido recebiam uma família de quatro pessoas de São Paulo. “Todos os parques da cidade são lindos e daqui dá para ver todos”, observou.

torre panoramica
As amigas Joyce Mendes e Ana Júlia de Queiroz: torre panorâmica é visita obrigatória no roteiro| Flávia Schiochet/Gazeta do Povo

Esta foi a segunda vez que Joyce visitou o ponto. Ana Júlia de Queiroz, sua amiga de São Paulo, aprovou a escolha: “É lindo, mas prefiro não chegar muito perto da janela porque tenho vertigem”, brinca. “Em São Paulo tem o Farol Santander, que é o ponto mais alto da cidade. Mas nunca fui. Acho que não chega a ser tão alto quanto aqui”, avaliou. Ela está certa: o mirante paulistano fica no 26º andar.

No térreo da Torre Panorâmica fica o Museu do Telefone, um espaço com uma maquete da torre, uma linha do tempo sobre telefonia de 1891 a 1995, antigos aparelhos de telefone e mesas de comutação, aqueles aparelhos que aparecem em filmes em que telefonistas precisam trocar o plugue de lugar para conectar duas pessoas em linha.

VEJA TAMBÉM:

>> Curitiba se esqueceu de sua torre mais famosa

Ponto mais alto de Curitiba

Inaugurada em 1991, a Torre da Telepar, como era conhecida na época, só começou a contabilizar o número de visitantes a partir de 2000. A estrutura atualmente está sob a administração da companhia telefônica Oi e do Instituto Municipal de Turismo. Tamanha altura em uma torre de telefonia é necessária para o funcionamento das antenas de micro-ondas, mas o mirante no topo é uma exclusividade da torre em Curitiba.

São mais de 300 metros quadrados no mirante da Torre Panorâmica, que têm vidros do teto ao piso
São mais de 300 metros quadrados no mirante da Torre Panorâmica, que têm vidros do teto ao piso| Henry Milleo/Gazeta do Povo

Foi em janeiro de 2019 que a Torre Panorâmica bateu seu recorde de pessoas: exatas 19.774. Dos 2 milhões de pessoas, 29% são de Curitiba e região metropolitana e 7% de outras cidades do Paraná. Logo atrás, moradores de estados vizinhos: 23% de São Paulo e 11% de Santa Catarina.

Em homenagem à cidade, há um mural do artista Poty Lazzarotto com 300 anos de história de Curitiba e um mapa no chão, mostrando as principais vias e cada bairro curitibano. A área tem bancos de praça para contemplação, onde os amigos cariocas Lucas Cruz e Sabrina Bueno descansavam antes de ir para o próximo ponto turístico do dia, o Museu Oscar Niemeyer. “A cidade é muito limpa, organizada. Fica muito claro o contraste entre as áreas com casas, bem residenciais, e outras com muitos prédios”, observou Lucas.

Os cariocas Lucas Cruz e Sabrina Bueno descansam nos bancos do mirante da torre panorâmica a 109,5 metros de altura
Os cariocas Lucas Cruz e Sabrina Bueno descansam nos bancos do mirante da torre panorâmica a 109,5 metros de altura| Flávia Schiochet/Gazeta do Povo

Em dias de neblina, é possível experimentar um momento surreal, de completa cobertura da cidade por uma camada espessa de nuvens. Nem o Terrazza 40, o vizinho mais alto da torre, fica visível. O restaurante panorâmico funciona no 38º andar e também tem janelas do teto ao chão que permitem ver Curitiba de todos os ângulos.

O movimento é maior à tarde, mas não é preciso se preocupar: um ângulo vazio e sol é o que não faltam nos mais de 300 metros quadrados de área do mirante.

SERVIÇO
Onde: Torre Panorâmica (Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191, Mercês)
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Crianças até 5 anos não pagam. Crianças até 9 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes, doadores de sangue e professores do Paraná pagam meia entrada.
Horário: De terça a domingo das 10 às 19h. A bilheteria funciona até 18h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]