Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Logística reversa

Lixo eletrônico será coletado no Parque Barigui neste sábado

Os equipamentos inutilizáveis serão recolhidos e descartados corretamente para não prejudicar o meio ambiente

 | PMC/Agência de Notícias
(Foto: PMC/Agência de Notícias)

Uma ação para recolhimento de lixo eletrônico vai acontecer em Curitiba neste sábado (9), das 9h às 17h, no Parque Barigui – próximo ao estacionamento da BR-277. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) vão recolher monitores antigos, computadores, aparelhos de telefonia celular, televisores, câmeras fotográficas e impressoras. Quem tiver esses equipamentos para descarte, pode levar até o Parque Barigui e entregar às equipes. Os equipamentos inutilizáveis serão descartados corretamente para não prejudicar o meio ambiente.

Leia também: Prefeitura instala semáforo na Nilo Peçanha 6 meses após pedido dos moradores

Esta ação acontece anualmente e faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas. O objetivo é fazer com que a população crie consciência sobre a importância da logística reversa.

Logística reversa

Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, os fabricantes de equipamentos deveriam fazer a logística reversa, ou seja, recolher seus produtos sem uso para retirá-los do meio ambiente, uma vez que eles podem liberar substâncias contaminantes para o solo e lençóis freáticos.

Veja também: Prefeitura troca lâmpadas de estações-tubo para melhorar iluminação e reduzir custos

“Essa é a orientação que sempre procuramos dar ao cidadão, mas nem sempre as empresas conseguem atender”, explica a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem. Por isso, além das ações de que o município participa, como a de sábado, as equipes da coleta seletiva recolhem até uma unidade destes tipos de equipamentos.

Opções

Além dos serviços de coleta dos resíduos comuns e recicláveis domiciliares, a cidade oferece o recolhimento de resíduos tóxicos, como lâmpadas, toners de impressão, restos de tintas, pilhas, baterias, medicamentos vencidos. Os caminhões ficam uma vez por mês próximos de algum terminal de ônibus da cidade. A prefeitura de Curitiba disponibiliza um calendário com as datas e locais onde acontece o recolhimento - clique no link para acessar o calendário de coleta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.