Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

Obituário

Maria de Lourdes Delfino: 97 anos de dedicação à família

  • Marina Pilato, especial para a Gazeta do Povo
 | Arquivo da família
Arquivo da família
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Os frequentes problemas de saúde não impediram que Maria de Lourdes Delfino, já com idade bastante avançada, passasse a viajar e conhecer lugares que lhe foram tão inalcançáveis no passado. Foi depois dos 80 anos que a senhora miúda e de olhos atentos voou pela primeira vez.

Antes de falecer, em abril deste ano, aos 97 anos, conheceu as belezas postais do Rio de Janeiro. Depois disso, preferia que todos os seus destinos fossem tomados por via aérea. Viajou mais de uma vez para o Espírito Santo, seu estado de nascença, e um dos primeiros locais que quis visitar, depois de mais de 50 anos longe, foi a igreja onde foi batizada. Ao entrar, as lágrimas foram tão inevitáveis quanto as que caíram ao conhecer o local onde descansam familiares falecidos, como a mãe e a avó. Também fizeram parte da primeira visita a casa em que morou e parentes que permaneceram ali.

Na época em que saiu do Espírito Santo, o ideal sedutor de uma vida mais próspera era protagonizado pelas fazendas de café no Paraná, e foi para onde a família de Maria de Lourdes, que naquele tempo era formada apenas por ela e o marido, Martins, migrou esperançosa. Residiram em cidades como Maringá e Floresta levados pelo cultivo do café. O marido se empolgava com notícias sobre outras cidades, sobre como a terra era frutífera, e foi assim que moraram também em Apucarana e Cascavel, onde os cultivos já se diversificavam, como milho e feijão, além da criação de galinhas e gado.

Ao mesmo tempo em que as mudanças aconteciam, os filhos foram chegando. E ao se estabelecerem em um sítio em Borrazópolis, já eram quatro filhos com idade suficiente para ajudar no plantio e na colheita, sustento da casa.

Apesar de a atividade agradar a todos, seguidas desventuras, como fortes geadas e secas prolongadas levaram a família pouco a pouco a Curitiba, onde passaram a trabalhar em olarias e, depois, em ofícios diversos.

Na capital, Maria trabalhou como diarista, sem nunca descuidar da própria casa ou de sua fé. Era devota de Nossa Senhora Aparecida e estava sempre presente na igreja e no trabalho comunitário, ajudando quem precisasse nas comunidades pelas quais passou.

Mais do que a nostalgia, o que a levava a viajar mesmo com as dificuldades da idade era a curiosidade. Sempre acompanhada pelo filho Jocimar, gostava de conhecer diferentes lugares, de ver o mar e até de participar das barulhentas comemorações de Ano Novo, observando a queima de fogos. E foi assim que, fosse para procurar uma condição melhor para a família ou levada pela curiosidade, que a corajosa Maria de Lourdes viajou pela vida.

-----------

Lista de falecimentos - 16/12/2017

Abrão Konkel, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Augusto Konkel e Philomena Orovski Konkel. Sepultamento ontem.

Adelaide Bertoldi, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Bertoldi e Jovelina Bertoldi. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela São Gabriel, no Sitio Cercado.

Alendrina Alexandrina da Conceição, 84 anos. Filiação: Raimundo Claudino dos Santos e Maria Alexandrina da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de Santa Felicidade.

Aleni Vitorina Hauch, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Celestino Rech e Amália Araldi Rech. Sepultamento ontem.

Amarli Marina Lanconi, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Lanconi e Thereza Lago Lanconi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Anadir Boza Pilato, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Boza e Luíza Estela Boza. Sepultamento ontem.

Antenor Marques da Costa, 89 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Anronio Ignácio da Costa e Francisca Ferreira Marques. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo do mesmo cemitério.

Catia Terezinha Skittberg Cogo, 51 anos. Profissão: advogada. Filiação: Ary Antônio Cogo e Maria Marlene Skittberg Cogo. Cerimônia hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Santa Mônica, em Campina Grande do Sul.

Cecília Pechel, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Alves de Miranda e Maria da Luz Alves de Miranda. Sepultamento hoje, saindo da Capela Bom Pastor Pinhais (PR).

Dinoir Eulalio Borges, 65 anos. Filiação: Benedito Joice Borges e Emília de Brito Borges. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Edson Inocêncio da Silva, 36 anos. Profissão: policial militar. Filiação: José Renato da Silva e Rosalina Maria da Silva. Sepultamento hoje, saindo da capela em Campo Largo.

Elber Frederick Tonello, 44 anos. Profissão: técnico em telecomunicações. Filiação: Umberto Pedro Pedrina Tonello e Eleni Fusco Tonello. Sepultamento hoje, saindo da capela de Salto (SP).

Elza Ramos Rodrigues, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mauro Ramos Lopes e Dirce Vicentini. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Eurides Franca dos Reis, 70 anos. Filiação: João Franca e Querubina Machado. Sepultamento ontem.

Eva Silveira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clemente de Lima e Maria Madalena Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Fany Lima do Prado, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nestor dos Santos Lima e Margarida dos Santos Lima. Sepultamento hoje, saindo da Capela Santa Rita, em Irati (PR).

Flávio Corso, 63 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Aldemiro Corso e Itália Schio Corso. Sepultamento ontem.

Inar Gema Girardi de Souza, 77 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Adolfo Girardi e Leonilda Tasso Girardi. Sepultamento hoje, saindo de Bom Sucesso do Sul (PR).

Jhonata da Silva Schmitt, 28 anos. Profissão: pintor automotivo. Filiação: Valdir Roque Schmitt e Isabel da Silva. Sepultamento ontem.

João Guilherme Vidal Butture, 35 anos. Profissão: engenheiro mecânico. Filiação: Marcos Ramiro Butture e Hilda Vidal. Sepultamento ontem.

José Lima dos Santos, 78 anos. Profissão: taxista. Filiação: José Geraldo dos Santos e Maura Lima dos Santos. Sepultamento ontem.

José Mateus Ribas, 55 anos. Profissão: vidraceiro. Filiação: Manoel Taborda Ribas e Olinda dos Santos Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti, na mesma cidade.

Katharine Monique Moura, 32 anos. Profissão: montador. Filiação: Dejanira Moura. Sepultamento ontem.

Katiuce Camilo Sieczko, 38 anos. Profissão: operador de caixa. Filiação: Claudionor Mário Sieczko e Maria de Lourdes Camilo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo do Cemitério Municipal Santa Cândida - capela 02.

Lauro Rodrigues de Farias, 51 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Sebastião Rodrigues de Farias e Maria Luíza de Farias. Sepultamento ontem.

Leandro Smolen, 27 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Elizabeth de Fátima Smolen. Sepultamento ontem.

Maria Orlanda de Souza, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Gonçalves e Geralda Marques Gonçalves. Sepultamento ontem.

Mauro Salvador, 84 anos. Profissão: mestre-de-obras. Filiação: João Salvador e Mercedes Salvador. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 01 do mesmo cemitério.

Mercedes Sofia Sanguinetti, 67 anos. Profissão: professor. Filiação: Esteban Sanguinetti e Jeny Macedo de Sanguinetti. Sepultamento ontem.

Nilo de Vargas, 83 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Marcos de Vargas e Clementina Felícia Camilo. Sepultamento ontem.

Olga Levandoski da Silva, 74 anos. Filiação: João Levandoski e Verônica Levandoski. Cerimônia hoje, no Crematório Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Oseias Pacheco, 25 anos. Profissão: químico. Filiação: Antônio Ferreira Pacheco e Rosa de Castro Pacheco. Sepultamento ontem.

Pedro Restoff dos Santos, 70 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Sebastião Restoff dos Santos e Alzerina Marques dos Santos. Sepultamento ontem.

Regina Publia Castro, 75 anos. Profissão: costureiro. Filiação: João Batista Puglia e Alzira Cominesi Puglia. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 04.

Reginaldo Prohmann, 85 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Darvin Prohmann e Olivia Prohmann. Sepultamento hoje, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Rodrigo do Rosário Silveira, 35 anos. Profissão: segurança. Filiação: Álvaro Luiz da Silveira e Zilei Alves do Rosário Silveira. Sepultamento ontem.

Sandra Mara Teodoro Diniz, 44 anos. Profissão: pedagogo. Filiação: Oridio José Teodoro e Maria Neuza Machado Teodoro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Sebastiana Martins de Souza, 64 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Generoso José de Souza e Maria Martins de Souza. Sepultamento ontem.

Sérgio Gonçalves Lima, 66 anos. Profissão: professor. Filiação: Sebastião Lima e Maria Gonçalves Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 03 do mesmo cemitério.

Sirlei Teresinha Dickel Machado, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otacílio Arthur Dickel e Eny Stumer Dickel. Sepultamento ontem.

Sylvio Bertoli, 89 anos. Profissão: advogado. Filiação: Leandro Bertoli e Philomena Bertoli. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Tânia Mara de Almeida, 49 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Nelson de Almeida e Germina Teixeira de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo do Santuário de Frei Miguel, no bairro CIC.

Terezinha de Barros Cox, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Barros Filho e Maximiana Kostkoski de Barros. Sepultamento ontem.

Valdir Tarcisio Mota, 57 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Tarcisio Mota e Margarida Teixeira Mota. Sepultamento ontem.

Valentina Vitória da Silva. Filiação: Elias César da Silva e Thais Gaino Lima. Sepultamento ontem.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Curitiba

PUBLICIDADE