• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Em um livro de pano feito com capricho por uma de suas filhas, a história de Maria de Lourdes Rodrigues Fanha, falecida em agosto do ano passado aos 96 anos, é tecida com detalhes divertidos e histórias que ela mesma gostava de contar aos filhos e netos. O presente foi feito em 2006, em comemoração aos 85 anos dessa matriarca que se manteve ativa até o final.

O livro conta como a música a envolvia desde muito cedo. Nascida em uma pequena cidade de Santa Catarina chamada Braço do Norte, foi criada pelo pai, agricultor, e pela mãe, uma dona de casa que, nas festas da vizinhança, tocava sanfona para alegrar os conhecidos. Impossível saber se veio daí a paixão de Maria de Lourdes pelos acordes. Fato é que por toda a vida usou a voz para mostrar um pouco de quem era.

Após o tradicional almoço de domingo, em que ela preparava posta ao molho, macarrão e maionese, com a família já satisfeita e saboreando doce de banana, não era raro que Maria de Lourdes entoasse alguma canção por todos desconhecida, mas que ela parecia se lembrar bem. Ao pesquisar um trecho da letra na internet, um dos netos descobre que é uma antiga moda de viola, muito tocada na época de juventude da avó.

Participou da criação dos netos, e fica na memória deles a lembrança das manhãs de domingo, quando já acordavam com as canções de Inezita Barroso, Rolando Boldrin e seus convidados ecoando na televisão. Com o avanço da idade, ela passou a compartilhar suas cantorias com o coral de idosos da igreja que frequentava. Além das apresentações em missas, pelo Grupo Alegria foi eleita rainha da primavera, miss simpatia e vovó mais alegre.

Desde criança se destacava nas apresentações de escola quando recitava, cantava ou dançava em comemorações do Carnaval, por exemplo. O samba permaneceu como mais um ritmo amado, além do sertanejo de raiz.

Deixou Santa Catarina aos 22 anos, já casada, para trabalhar em uma padaria em Curitiba, cidade onde criaria os seis filhos em uma casa branca ornamentada pelo colorido do ipê amarelo e pelos pés de hortênsia na entrada. No quintal, a diversidade de árvores frutíferas poderia recordar o início do namoro com o marido Ruy, iniciado com a oferta de uma mimosa a Maria, que observava o movimento da rua pela janela.

Agora, a família procura manter os cafés de sexta-feira, que se tornaram tradicionais com dona Maria contando seus causos do passado e com todos tirando um dedo de prosa sobre o que estivesse acontecendo no momento e – por que não – cantando uma moda que lembrasse dela.

--------------------

Lista de falecimentos - 03/03/2018

Adelino Cardoso da Silva, 72 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Cardoso da Silva e Josefa Duarte de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Campo Comprido, saindo do mesmo cemitério.

Agostinho Medeiros do Nascimento, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Ananias Medeiros do Nascimento e Etelvina Medeiros do Nascimento. Sepultamento ontem.

Altair Vasco, 73 anos. Profissão: caldeireiro. Filiação: João Vasco Júnior e Sílvia Padilha Vasco. Sepultamento ontem.

Anamaria Kaiser Saggin, 29 anos. Profissão: tradutora. Filiação: Valmor Saggin e Eva Maria Viktoria Kaiser. Sepultamento ontem.

Anelise Korte, 70 anos. Profissão: empresária. Filiação: Lindolfo Decker e Inêz Decker. Sepultamento ontem.

Antônio Carlos Pucci, 64 anos. Profissão: economia. Filiação: Paschoal Pucci e Maria Angelica Pacheco Pucci. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Antônio José Miranda de Souza, 76 anos. Profissão: operador. Filiação: Arnaldo Miranda de Souza e Judith Miranda de Souza. Sepultamento ontem.

Arlindo Cordeiro Cavalim, 78 anos. Profissão: motorista. Filiação: Alexandre Gonçalves Cordeiro e Francisca Cavalim Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela São Miguel, no Fanny.

Clair Storer, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afonso Storer e Amanda Regina Storer. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Cleverson César da Rocha, 39 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Sebastião Amilton da Rocha e Edite Oliveira de Souza Rocha. Sepultamento ontem.

Davi Ribeiro de Paula, 51 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Vicente Ribeiro de Paula e Agelia Rosa de Paula. Sepultamento ontem.

Dizone Siqueira, 78 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Miroslau Siqueira e Hermínia dos Santos Siqueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo do Cemitério Municipal do Água Verde - capela 01.

Dolores Diair Rios Caron, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lúcio Rios e Helena dos Santos Rios. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 03.

Ederaldo Calderao de Camargo, 75 anos. Profissão: contador. Filiação: Salvador Francisco de Camargo e Lola Calderao de Camargo. Sepultamento ontem.

Edir Maria Flor, 61 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Antônio Flor e Ana Flor. Sepultamento ontem.

Felomena Chapanski Milek, 102 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leonardo Chapanski e Polonia Chapanski. Sepultamento ontem.

Franciele Cristine Ulson Volpato, 37 anos. Profissão: jornalista. Filiação: Antônio Celso Ulson e Mari Lúcia Stoco Ulson. Sepultamento ontem.

Hilda Pietraszk Rodrigues, 65 anos. Profissão: telefonista. Filiação: Antônio Pietraszk e Tereza Padilha. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo do Cemitério Jardim da Saudade I, em Curitiba.

João Carlos de Souza Pinto, 69 anos. Profissão: economista. Filiação: Elvidio de Freitas Pinto e Wlamy de Souza Pinto. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

João Gomes de Almeida, 78 anos. Profissão: militar. Filiação: Ana Gomes de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

João José de Freitas, 67 anos. Profissão: mecânico manutenção. Filiação: Argemiro José de Freitas e Josina Maria de Azevedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

João Roberto Magrin, 69 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Raul Magrin e Izaura Magrin. Sepultamento ontem.

José Gondacki, 84 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Gondacki e Maria Gondacki. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, em Quitandinha.

Josefina Vicente Veiga, 87 anos. Filiação: Manoel Vicente e Ana Vicente. Sepultamento ontem.

Leonora Pimentel, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Peters Padilha e Bernarda Carvalho de Lisboa. Sepultamento ontem.

Lourdes das Gracas Spena Danielle, 69 anos. Filiação: Heitor Ribas Spena e Miralza Marques Spena. Sepultamento ontem.

Luiz da Silva, 65 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Pedro Canedo da Silva e Rita Maria Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo de capela no Alto Boqueirão, em Curitiba.

Lynkom Kawe Gonçalves Ferreira, 13 anos. Profissão: estudante. Filiação: Fernando Lima Ferreira e Priscila Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.

Mabilia Catto Gallina, 76 anos. Profissão: professora. Filiação: Leonardo Catto e Rosa Catto. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Maria de Lourdes Feitosa, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Feitosa e Josefa Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Capela São Leopoldo, no bairro CIC.

Marilei de Fátima Schomoskovski, 49 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ataides Schomoskovski e Adelaide Schomokovski. Sepultamento hoje, no Cemitério Contenda, saindo de residência.

Michel Augusto Santos Silva, 23 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Jucimar Aparecido da Silva e Silvana Aparecida Miranda Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Nermi Alves Maciel, 87 anos. Profissão: militar. Filiação: Cornélio Duarte Maciel e Maria José Alves da Silva. Sepultamento ontem.

Oliveira Ferreira dos Santos, 73 anos. Filiação: Paulo Ferreira dos Santos e Izabel Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Paulo da Silva Machado, 39 anos. Filiação: Adão Lopes Machado e Noeli Campos Silva Machado. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela em Pinhais.

Pedro Paulo Frete, 90 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Maria Ângela Frete. Sepultamento ontem.

Pedro Tobias de Souza, 97 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Tobias Euzebio da Costa e Maria Rodrigues de Souza. Sepultamento ontem.

Reginaldo Chagas Jurchake, 79 anos. Filiação: Miguel Jurchake e Maria Chagas Jurchake. Cerimônia hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal de São José dos Pinhais.

Salvador Sílvio Cordeiro de Souza, 82 anos. Filiação: Francisco Cordeiro de Souza e Ana Moksinski de Souza. Sepultamento ontem.

Samuel Dias de Souza, 31 anos. Profissão: supervisor. Filiação: José Sebastião de Souza e Elisete Dias de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 01.

Teresa de Carvalho Ruffone, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Fialho de Carvalho e Ana Angelica Saores Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Tiago Amilton Simões Silva, 30 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Amilton Silva Júnior e Anália Simões Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo de Igreja Deus é Amor, no Maracanã, em Colombo.

Valeriano Belém da Silva, 95 anos. Filiação: Luzia Maria da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Bom Pastor, em Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]