Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

MON lança programa de acessibilidade para visitas de deficientes visuais

Programa disponibiliza maquetes, audioguias e materiais em braile para público com cegueira e baixa visão a partir de sábado

14 obras do acervo do MON terão recursos de acessibilidade disponíveis a partir de sábado | Divulgação/MON
14 obras do acervo do MON terão recursos de acessibilidade disponíveis a partir de sábado (Foto: Divulgação/MON)

Pessoas com cegueira ou baixa visão terão mais facilidade para apreciar as obras do Museu Oscar Niemeyer (MON), a partir do próximo sábado (13). Esse é o dia de lançamento do programa “MON Para Todos”, que irá disponibilizar maquetes, legendas e materiais em braile, audioguias e aplicativos para visitantes do museu com deficiências visuais.

De acordo com o MON, o objetivo do programa é promover a autonomia de visitantes com deficiência visual no museu. Os recursos de acessibilidade estarão disponíveis em um conjunto de 14 obras do acervo, que se encontram no Pátio das Esculturas do museu.

Outro elemento do programa é uma maquete tátil que permite que o visitante conheça a estrutura arquitetônica do MON. Além das obras, também foram feitas alterações na estrutura do museu, que agora conta com um piso podotátil, uma superfície em relevo que auxilia a locomoção de quem tem dificuldades de visão.

Todas as ações foram desenvolvidas com a consultoria em acessibilidade e ação educativa inclusiva da museóloga Amanda Tojal. Segundo o museu, pessoas com deficiência visual acompanharam todas as fases de preparação do programa.

Ao longo do ano, o “MON Para Todos” também fará visitas mediadas e oficinas artísticas desenvolvidas especialmente para grupos de visitantes com deficiência visual.

Colaborou: Cecília Tümler

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.