• Carregando...
Organização estima que pelo menos 500 pessoas compareceram  ao ato. | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Organização estima que pelo menos 500 pessoas compareceram ao ato.| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Com faixas com o slogan “S.O.S Praça do Japão” e balões vermelhos nas mãos, moradores do entorno da Praça do Japão, em Curitiba, se juntaram em um abraço simbólico no local nesta manhã de domingo (18). A manifestação tem o objetivo de chamar a atenção para as alterações causadas pela implantação da nova linha Ligeirão no local. De acordo com os manifestantes, a mudança irá complicar o acesso à praça e torná-la mais perigosa principalmente para os idosos e crianças que costumam frequentá-la.

Veja vídeos do protesto deste domingo

A organização do ato estima que cerca de 500 pessoas tenham participado do abraço. Além do abraço, os moradores cantaram o hino nacional e iniciaram a coleta de assinaturas de pessoas contrárias ao projeto do biarticulado. A principal demanda do grupo, chamado de SOS Praça do Japão, é o cumprimento das etapas para executar esse tipo de projeto - como audiências publicas, estudos de impacto ambiental e impacto de vizinhança.

ENTENDA: Batel corre risco de perder a Praça do Japão para o novo ligeirão?

O Conselho de Segurança do Batel (Conseg-Batel) entrou com uma ação no Ministério Público do Paraná (MP-PR) pedindo a reabertura de uma ação civil publica que garanta que qualquer alteração na praça seja feita mediante aprovação em audiências públicas. Um abaixo-assinado online também foi criado pelo grupo, e neste domingo a petição acumulava mais de 2,3 mil assinaturas.

Alterações

A obra acontecerá no triângulo de ligação entre a Praça do Japão e a Avenida República Argentina, onde parte da área será retirada para a passagem dos ônibus. Com a mudança, a Feira dos Orgânicos que acontece toda quinta-feira no espaço mudará de lugar. Além disso, o estacionamento de carros será proibido ao redor da praça e o ponto de taxi também será transferido para as proximidades.

LEIA TAMBÉM: Após ameaça de desmanche, primeiro biarticulado de Curitiba será restaurado

Outro lado

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os moradores podem ficar tranquilos, pois a estrutura da praça não sofrerá alterações. De acordo como órgão da prefeitura, será necessário apenas uma correção geométrica na via que permitirá ao Ligeirão realizar o retorno no local e compartilhar, temporariamente, a pista de veículos na Avenida Sete de Setembro.

Veja vídeos* do protesto:

*Vídeos colaboração do leitor Gabriel Hubner

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]