• Carregando...
Igreja centenário ficou parcialmente destruída | Padre João Batista de Oliveira/Colaboração
Igreja centenário ficou parcialmente destruída| Foto: Padre João Batista de Oliveira/Colaboração

Uma campanha lançada nas redes sociais quer arrecadar recursos para a reconstrução da Capela de São Carlos Borromeo, localizada na Colônia São Carlos, zona rural da Lapa. Na manhã da última sexta-feira (6), um incêndio destruiu parcialmente a estrutura da centenária capela, que é réplica de uma igreja de Treviso, na Itália. O fogo queimou toda a sacristia e também outras partes da nave da capela, incluindo objetos litúrgicos. O Corpo de Bombeiros da Lapa foi acionado e conseguiu evitar que todo o local fosse incendiado.

Saiba como ajudar na reconstrução da capela

Só que, mesmo conseguindo evitar uma tragédia maior, é necessário um valor considerável para dar início ao restauro. “Não temos condições de reconstruir a capela sozinhos. Temos que trazer um arquiteto da Cúria Diocesana de Curitiba para fazer um projeto de reconstrução, para que seja mantida a sua originalidade”, explica o padre João Batista de Oliveira, pároco da Igreja Imaculada Conceição de Mariental – à qual pertence a capela de São Carlos Borromeu. “Por isso lançamos a campanha com o objetivo de arrecadar doações”.

Leia também: Estudantes de Curitiba viram figurinhas e criam o próprio álbum da Copa

Segundo o padre, toda a comunidade se engajou na campanha. Ele conta que os moradores começaram a perguntar como poderiam ajudar e, em seguida, usaram grupos de Facebook e WhatsApp para divulgar a conta da igreja usada para recolher as doações. E a solidariedade começou a inspirar. A Paróquia de Santo Antônio da Lapa, por exemplo, anunciou que destinará todas as ofertas das dez Novenas de Perpétuo Socorro desta quarta-feira (11) para ajudar na reconstrução. Além disso, alguns moradores ajudaram com mão de obra, fazendo mutirão de limpeza para remover os destroços da parte atingida pelo fogo.

Igreja centenária faz parte do roteiro religioso da LapaPrefeitura da Lapa/Facebook

O prejuízo com o incêndio ainda não foi levantado e a própria paróquia deve calcular o quanto foi perdido e o quanto será necessário para recuperar a construção. Mas para o padre João, a perda emocional foi bastante sentida, já que todo o domingo havia celebração no espaço.“Nos causou tristeza e comoção dentro da comunidade, mas seguiremos com a nossa programação”, lamenta o padre. Por causa do incêndio, esses encontros vão acontecer no salão comunitário, que fica ao lado da igreja.

Sobre o incêndio

A investigação inicial da Polícia Civil da Lapa sobre as causas do incêndio aponta para vandalismo, mas não há detalhes sobre o caso. No entanto, padre João revela que, após o levantamento da comunidade, foram furtados o cálice de vinho e a uma tampa do ambão. Os objetos estavam dentro do sacrário que foi violado. “É triste pensar que alguém faria uma coisa dessas sem estar motivada por algum tipo de sentimento ruim. Infelizmente, é o que está indicando”, diz.

Como colaborar com a campanha

- Campanha para a reconstrução da Capela São Carlos Borromeu - Lapa/PR.

- Banco: Sicredi. Agência 748. Conta 307432.

- Favorecido: Mitra das Diocese de São José dos Pinhais - CNPJ: 08782380/0001-75.

- Informações: (41) 3639-1145.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]