Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PARALISAÇÃO

Neblina atrapalha mais que greve geral no aeroporto Afonso Pena

Companhias áreas seguem operando normalmente no terminal nesta sexta-feira

Apesar do anúncio de greve, funcionários de companhias aéreas trabalham normalmente no Afonso Pena. | Ana Paula Ferreira/
Apesar do anúncio de greve, funcionários de companhias aéreas trabalham normalmente no Afonso Pena. (Foto: Ana Paula Ferreira/)

As companhias aéreas operam normalmente no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, apesar de os aeroviários terem anunciado adesão à greve geral desta sexta-feira (28). Desde o começo da manhã, o aeroporto está aberto para decolagens. Os pousos chegaram a ficar proibidos por causa da neblina, mas foram retomados a partir das 8h45. Vários voos foram cancelados e atrasaram em decorrência disso.

Tempo real - siga as informações das manifestações, trânsito e aeroporto nesta sexta de greve geral

A maior dificuldade, no início da manhã, foi o acesso ao Afonso Pena. Um protesto de metalúrgicos e de funcionários das empresas de ônibus fechou por mais de duas horas a Avenida das Torres, via que liga Curitiba ao terminal aeroviário. A avenida foi liberada por volta das 8h30. Essa interdição prejudicou a rotina de alguns funcionários do aeroporto. A van que esta trazendo algumas pessoas atrasou e a troca de turno teve atraso.

Por volta das 8 horas, mais do que os reflexos da greve geral, as condições climáticas eram o grande problema de quem tenta embarcar no aeroporto. Alguns passageiros desconfiam da palavra oficial da Infraero e acreditavam que os problemas tinham relação com a greve. Os funcionários do aeroporto, no entanto, garantem que não há paralisação dos aeroviários. A reportagem apurou que pelo menos dois voos da Latam foram cancelados por causa da greve.

Em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos funciona normalmente. O Aeroporto de Congonhas também está aberto para pousos e decolagens, embora o Sindicato dos Aeroviários, ligado à Força Sindical, faça uma manifestação no saguão, alertando que os mecânicos aderiram à greve. Os voos seguem normais, de acordo com o aeroporto. O policiamento nas vias de acesso foram reforçados.

Ao longo da madrugada e início da manhã, manifestantes fizeram bloqueios com pneus e fogo nas rodovias Anchieta, Regis Bittencourt e Anhanguera, na chegada à capital, além de Cônego Domênico Rangoni, no litoral. A rodovia Hélio Schimdt, que leva motoristas da capital paulista ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, ficou bloqueada até por volta das 3h30.

Mais informações em breve.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.