• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Um novo alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais nas áreas em que há risco de chuva forte, alagamentos e transbordamento de rios. Esse aviso vale para quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira (21).

Conforme o Inmet, pode chover entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Além de Curitiba e Região, áreas que ficam no Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Meio-Oeste Catarinense e Litoral Norte Catarinense também estão sob alerta.

Saiba mais: Estátua da Havan perde pedaço da mão e tocha após temporal no interior do Paraná

Na quarta (19), o órgão alertou que o interior do Paraná e partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul tinham risco de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, e chuvas de até 60 mm/h.

No Paraná, segundo relatório da Defesa Civil do estado, as chuvas e ventos fortes que ocorreram entre a noite de quarta e manhã desta quinta atingiram 17 cidades, entre elas São José dos Pinhais – onde choveu granizo nesta quinta–, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Quarto Centenário, Santa Lúcia e Tapejara – onde cerca de 800 pessoas foram impactadas pela chuva de granizo na noite de quarta.

Veja também: Inmet emite alerta de chuva forte e granizo para PR, SC e RS

Os níveis de alerta variam: amarelo (risco potencial); laranja (perigo); vermelho (grande perigo).

Orientações

O instituto orienta que em caso de vento forte e descargas elétricas, as pessoas procurem não se abrigar sob árvores, evitem estacionar ou se abrigar próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos da tomada, e desligar o quadro geral de energia da casa, para evitar danos em aparelhos elétricos e eletrônicos.

Leia também: Curitiba reforça alerta de raiva após captura de morcego contaminado

O Inmet também orienta as pessoas para que evitem enfrentar o mau tempo, observem alteração nas encostas e, em caso de situação de inundação ou similar, protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]