• Carregando...
Equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná foi à Finlândia testar as novas plataformas.
Equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná foi à Finlândia testar as novas plataformas.| Foto: Facebook Corpo de Bombeiros do Paraná

Os três caminhões com plataforma de salvamento de 54m de altura adquiridos pelo Corpo de Bombeiros estão na reta final de testes na Finlândia, onde foram produzidos pela empresa Bronto Skylift, especializada em veículos de combate a incêndio. As três viaturas devem chegar ao Paraná nas próximas semanas. Os ajustes finais estão sendo feitos sob a supervisão de uma equipe de oficiais dos bombeiros que foi ao país nórdico.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Além da altura, o que chama a atenção nas novas viaturas é a plataforma que tem uma bomba com capacidade de lançamento de até 4 mil litros de água. Atualmente, os bombeiros de Curitiba atendem ocorrências com a plataforma Magirus, que também alcança 54 metros, mas que não possui tanque e nem bomba para o lançamento de água, dependendo assim de outros caminhões para que a água seja lançada. No interior do estado, há plataformas que atingem apenas 30m.

A fabricante finlandesa venceu a licitação reaberta pelo governo do Paraná em 2018 para compra dos veículos ao custo de R$ 7,1 milhões. Originalmente, a licitação era de 2011, com ordem de compra de 2013. Entretanto, para conter despesas na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o então governador Beto Richa (PSDB) havia adiado a negociação.

As novas plataformas auxiliarão no combate a incêndios e salvamentos não só em Curitiba. Uma delas ficará na capital e as outras duas irão para o interior do estado - os locais ainda estão sendo definidos pela comando do Corpo de Bombeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]