• Carregando...
Estágio: novos  guardas municipais  estão nas ruas do Centro sob a supervisão de superiores. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Estágio: novos guardas municipais estão nas ruas do Centro sob a supervisão de superiores.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Cinquenta e nove guardas municipais de Curitiba estão na fase final do treinamento, quando vão para as ruas aprender o dia a dia da profissão. Sob supervisão, eles já estão auxiliando nas rondas nas praças 19 de Dezembro, Tiradentes, Santos Andrade, Osório e Zacarias, além do Passeio Público, da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem.

“Nesse primeiro contato com a atividade, eles estão prestando um serviço estritamente social, de orientação às pessoas. Nós observamos as condutas, a postura e a disciplina de cada um”, explica um dos coordenadores dessa etapa da capacitação, o guarda municipal Marcelo Boza.

- Leia também - PM tem mão amputada em treino do Esquadrão Antibombas

Está é a primeira turma da Guarda Municipal formada desde o curso de capacitação para atuar no transito - desde fevereiro a corporação está multando motoristas que cometem infração na capital. No total, a capacitação teve 740 horas-aula. Os conteúdos abrangem 220 horas de Cultura Jurídica e 520 horas de Técnicas e Procedimentos Operacionais. Entre as disciplinas estavam Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Penal Processual), Antropologia, Sociologia e Direitos Humanos.

A parte prática compreende aulas sobre funções e atribuições da Guarda Municipal, postura, regras de abordagem e aulas de tiro. A nota mínima exigida em cada área é 7 e, caso não atingida, implica na eliminação do candidato.

- Veja mais - Curitiba reforça alerta de raiva após captura de morcego contaminado

Dos novos guardas, apenas três são mulheres. Os novos agentes que se formarão em breve tem entre 22 anos e 53 anos. Como resultado do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais, que envolve corporações de outras nove cidades da Região Metropolitana, eles tiveram a companhia de 14 servidores de Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Quatro Barras, além de Mauá da Serra, município da região norte do Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]