• Carregando...
O trecho é considerado um dos mais deteriorados da Linha Verde | Daniel Castellano /Gazeta do Povo
O trecho é considerado um dos mais deteriorados da Linha Verde| Foto: Daniel Castellano /Gazeta do Povo

As obras no trecho da Linha Verde Sul (BR-476) entre a Rua Izaac Ferreira da Cruz e a alça de acesso do Contorno Leste vão alterar o trânsito na região do bairro Pinheirinho a partir das 9h desta segunda-feira (6). As primeiras modificações serão feitas na pista sentido Curitiba, que ficará parcialmente bloqueada e com apenas uma via liberada para fluxo de veículos. Por isso, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) alerta para lentidão no trânsito local. Motoristas que quiserem driblar o congestionamento podem pegar desvio no Contorno Leste e na Rua Nicola Pellanda.

Conforme a prefeitura, as obras terão início no ponto em que a alça do Contorno Leste se encontra com a BR-476, quase em frente à fábrica da Milli. Os trabalhos serão das 9h às 16h, sem interrupção para o almoço e a previsão é que se estendam por dois meses.

Durante todo o período de pavimentação, agentes da Setran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão em apoio no trecho - considerado um dos mais deteriorados da Linha Verde. Antiga demanda de motoristas, a recuperação do pavimento no trecho não entrou no pacote de manutenções da Linha Verde porque, segundo a prefeitura, faria parte da estação sul do então planejado metrô da cidade. O projeto do metrô de Curitiba foi abortado pela nova gestão ainda durante a campanha eleitoral por motivos financeiros.

Ao todo, serão recuperados 3.680 metros da BR no trecho entre a Rua Izaac Ferreira da Cruz e a alça de acesso do Contorno Leste (1.840 metros em cada sentido, Fazenda Rio Grande-Curitiba e Curitiba-Fazenda Rio Grande).

A obra custará R$ 1,9 milhão aos cofres da prefeitura. Apesar de a Linha Verde ser uma BR federal, o trecho que será revitalizado já é de responsabilidade da administração pública de Curitiba.

Linhas afetadas

Por causa da obra, algumas linhas de ônibus metropolitanas serão afetadas, afetando seu horário e trajeto. Segundo a própria Setran, são elas:

Jardim Ludovica

Pompeia/Janaína

Jardim da Ordem

Caximba/ Olaria

Rurbana

Dalagassa

Vila Juliana

Rio Bonito

Interbairros VI

Trabalhador

Vitória Régia

Kamyr

Boqueirão/Mondalez

Fazenda

Fazenda/Pinheirinho

Curitiba/Fazenda

Fazenda/CIC

Curitiba/Mandirituba

Curitiba/Areia Branca

Quitandinha/Pinheirinho

Outras obras

Além da revitalização da Linha Verde, outros trechos da cidade vão ser afetados por trabalhos na via. A sequência das obras de pavimentação na Rua Estados Unidos, no Bacacheri, também vai provocar alterações de trânsito nesta segunda. Serão feitos serviços de pavimentação entre as ruas Canadá e Nicarágua, e entre as ruas Colômbia e Coronel Temístocles de Souza Brasil.

Assim, apenas uma das faixas da Estados Unidos estará liberada para o tráfego. Os trabalhos serão feitos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Nos bairros São Lourenço e São Francisco também serão feitas obras de correções geométricas na Nilo Peçanha. Na esquina com a Rua Domingos Nascimento e com a Albino Silva serão feitas recuperação do pavimento.

As mudanças são necessárias para a implantação do futuro binário Mateus Leme/Nilo Peçanha. A orientação é que o motorista diminua a velocidade na região, pois pode encontrar alguma faixa da Nilo Peçanha bloqueada temporariamente para os serviços.

Os trabalhos são feitos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]