• Carregando...
Operários trabalham em estação-tubo na Linha Verde, no bairro Alto. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Operários trabalham em estação-tubo na Linha Verde, no bairro Alto. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

A primeira linha de transporte coletivo a integrar a Linha Verde de norte a sul, a Fagundes Varela-Fanny, não vai começar a circular nesta sexta-feira (29), como prometido no início de fevereiro pelo prefeito Rafael Greca (DEM). O objetivo era de que a nova linha, que ter 17,6 km de extensão e deve atender 4,2 mil passageiros por dia, integrasse o pacote de benfeitorias que Greca vem entregando ao longo desta semana, em que se comemora o aniversário da cidade - Curitiba completa 326 anos nesta sexta-feira.


RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

“Este tubo, no aniversário de 326 anos de Curitiba, vai ficar pronto e a Linha Verde no seu canteiro central terá ônibus”, declarou o prefeito dentro de da estação-tubo Fagundes Varela, o ponto principal da linha, no Bairro Alto, no dia 6 de fevereiro.

De acordo com a Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte coletivo na capital, a mudança no cronograma precisou ser feita por causa de adaptações operacionais que ainda não foram concluídas. O órgão não deu detalhes do que seriam essas adaptações, mas disse que se tratam de ajustes na própria estação e na sinalização do trecho – fundamental para o acesso dos ônibus à canaleta. A Urbs ainda não tem uma data para que a linha entre em funcionamento.

Mesmo sem previsão para a linha Fagundes Varela-Fanny começar a operar, as obras na estação Fagundes Varela estavam intensas na manhã de quinta-feira (28). Vários funcionários trabalhavam paralelamente na montagem da estrutura e na limpeza. Na quarta-feira (27), técnicos faziam testes com um ônibus na estação. Além disso, ao menos cinco conjuntos de sinaleiros já foram instalados ao redor do ponto, o que deve facilitar o trânsito dos passageiros.

Como vai funcionar

A estação Fagundes Varela, na altura da trincheira da Rua Fúlvio Alice, será o ponto inicial da linha, que vai funcionar com ônibus de modelo articulado. Os passageiros terão como destino final a estação-tubo Fanny, já na parte sul da Linha Verde.

Entre os pontos inicial e final, a linha terá parada na estação Marechal Floriano, onde os passageiros poderão fazer integração com o expresso Pinheirinho-Carlos Gomes, Circular Sul e ligeirinho Fazenda Rio Grande. O projeto também prevê parada na estação-tubo Vila Olímpica, mas ela está fora do trajeto neste primeiro momento.

Na estação-tubo Fagundes Varela, perto do Hospital Vita, haverá integração física com os ônibus urbanos Hugo Lange e Colina Verde, duas linhas convencionais que fazem o sentido Bairro Alto-Centro e também com o metropolitano Maracanã-Linha Verde, que leva a Colombo. Já na estação Fanny, é possível integrar com as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes, Portão-Santa Bernadethe, Fanny, Alferes Poli e Maracanã-Linha Verde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]