Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aedes aegypt

Paranaenses devem tomar vacina contra febre amarela no fim de ano, alerta Secretaria de Saúde

Vacina deve ser priorizada nesta época do ano, quando a doença costuma aparecer com mais frequência

Único transmissor da febre amarela é o mesmo da dengue: o mosquito Aedes Aegypt. | Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/Fiocruz
Único transmissor da febre amarela é o mesmo da dengue: o mosquito Aedes Aegypt. (Foto: Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/Fiocruz)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná alerta que os moradores do estado devem tomar a vacina contra a febre amarela neste fim de ano. De acordo com a secretaria, o motivo do aviso é a chegada das altas temperaturas, e com elas o período de maior incidência da doença em todo o país. Além disso, a vacina é uma das que são obrigatórias para a matrícula de estudantes em qualquer escola do Paraná.

A vacina é importante para evitar que o vírus se espalhe — segundo a Secretaria de Saúde, de julho de 2017 a junho de 2018, foram notificados 7.518 mil casos da doença em humanos em todo o Brasil, dos quais 1.376 mil foram confirmados. Desses, 483 levaram à morte.

Leia também: TST suspende compra do Hospital Evangélico de Curitiba

O perigo é maior para quem irá viajar para locais próximos a matas, cachoeiras e parques, que favorecem a transmissão do vírus e a reprodução dos mosquitos. Segundo a pasta, a doença costuma aparecer com intensidade principalmente entre dezembro e maio.

Para tomar a vacina, basta comparecer a qualquer unidade de saúde do Paraná — já que todas as regiões do estado são consideradas áreas de risco. Antes de comparecer à unidade, é recomendado telefonar para verificar se há dias específicos para aplicação da dose, como ocorreu no último verão. A imunização demora 10 dias para fazer efeito, após a aplicação.

Veja também: Tornado: engenheiros da prefeitura de Curitiba vão avaliar condições das casas em Itaperuçu

Já tomou a vacina antes?

De acordo com o diretor do Centro Estadual de Epidemiologia, João Luís Crivellaro, quem já tomou a vacina contra a febre amarela não precisa tomá-la novamente — mesmo que já tenha se passado mais de dez anos da última aplicação.

Febre amarela

O único transmissor da febre amarela é o mosquito Aedes aegypt — mesmo vetor da dengue, zika e chikungunya. A doença se manifesta por febre, dor no corpo e fraqueza, e com alto risco de morte em suas formas graves. A doença não é contagiosa e não há transmissão direta de pessoa a pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados com o vírus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.