• Carregando...
 | Portal Brasil/Portal Brasil
| Foto: Portal Brasil/Portal Brasil

Pela primeira vez na história, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) registrou um caso de dengue autóctone, ou seja, contraído na própria região. A doença foi detectada em São José dos Pinhais, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A situação acende o alerta da secretaria justamente por ser um caso em que a contaminação ocorreu na cidade, e indica que a doença está se espalhando pelo Paraná.

A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (19), no boletim semanal da dengue da Sesa, que adverte para a necessidade da população combater o mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue e de outras doenças — como a febre amarela, a zica e a chikungunya.

Febre amarela: mais um caso é confirmado na região de Curitiba

Além de São José dos Pinhais, casos recentes de dengue foram registrados em outros 62 municípios do Paraná, e somam 346 pessoas contaminadas. Ao todo, 275 cidades do estado, por sua vez, notificaram que estão investigando doentes que aparentam estar contaminados com dengue, mas ainda aguardam a confirmação do diagnóstico.

Também há dois municípios do Paraná que apresentaram epidemia da dengue: Uraí e Lupionópolis, no extremo Norte do estado. A doença está se propagando especialmente nas regiões de Londrina e de Maringá.

“Precisamos cada vez mais da colaboração da população, já que os criadouros de mosquitos estão, em sua grande maioria, nas propriedades particulares”, diz a médica veterinária Ivana Belmonte, da Superintendência de Vigilância em Saúde. Ela lembra que as larvas do mosquito podem estar em qualquer tipo de água parada, das maiores às mais insignificantes.

Como combater

A principal forma de combater a dengue é eliminando os mosquitos transmissores. O Aedes aegypti costuma se reproduzir principalmente em domicílios, em locais com água parada. Por isso, a principal dica para se livrar dos focos do transmissor é descartando corretamente garrafas PET e de vidro, não deixar água acumular em lajes, tampar ralos sem uso com telas, cobrir piscinas, nivelar calhas e estar sempre atento para cobrir baldes, caixas de água, cisternas e poços.

Lixo e entulho também costumam ser pontos favoráveis para a reprodução dos mosquitos, por isso é recomendado sempre eliminar esse tipo de acúmulo do terreno.

Suspeita de contaminação

Entre os principais sintomas da dengue encontram-se febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás do olhos, perda do paladar, tonturas, náuseas e vômitos, além de sonolência, sede excessiva e dificuldade respiratória. Para conhecer todos os sintomas, basta acessar a página da Secretaria de Saúde.

A dengue pode apresentar-se na forma clássica e na forma grave — que necessita de maiores cuidados em leitos de observação ou internação. A dengue grave inicia com os mesmos sintomas da dengue clássica, e com o término da febre surgem os sinais de alarme.

Normalmente, os sinais de alarme ocorrem entre o 3º e 5º dia, esse é o chamado período crítico para dengue. Tratado com hidratação e medicação sintomática corretamente, a maioria dos casos evolui para cura. Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]