Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
litoral

Pinguins são encontrados mortos em praia da Ilha do Mel

Os corpos de ao menos quatro animais foram encontrados na orla da ilha. Segundo especialista, no entanto, situação é considerada normal

Segundo bióloga, pinguins-de-magalhães são comuns na região nesta época do ano | Reprodução/Nosso Litoral
Segundo bióloga, pinguins-de-magalhães são comuns na região nesta época do ano (Foto: Reprodução/Nosso Litoral)

Ao menos quatro pinguins foram encontrados mortos este fim de semana na Ilha do Mel, Litoral do Paraná. Um vídeo dos animais foi postado nas redes sociais durante a manhã deste domingo (26) mostrando dois deles na orla do mar e outros dois na Gruta das Encantadas. O Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) avalia a causa das mortes.

No entanto, a bióloga Camila Domit, especialista do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos do CEM, explica que esse tipo de encalhe é considerado normal nesta época do ano. Segundo ela, os animais encontrados são pinguins-de-magalhães, uma espécie comum na região nesta época do ano. “Entre os meses de maio e setembro, há um potencial aumento de população desses pinguins por aqui, o que aumenta a competição por alimento e a possibilidade de eles ficarem mais debilitados”, diz.

Veja também: Em uma única semana, 5 animais marinhos aparecem nas praias do Paraná

Outro fator que dificulta a sobrevivência da espécie é a pesca, já que muitos pinguins são capturados em redes de pesca e morrem. Esses fatores, aliados às condições do tempo, fazem com que as carcaças sejam levadas pelas águas até a praia. “Sempre que frentes frias chegam ao litoral, a tendência é que as carcaças cheguem à costa, nas zonas de praia. É isso que vem acontecendo”, pontua Camila.

O pinguim-de-magalhães é uma ave de médio porte, que mede cerca de 70 centímetros de comprimento e pode pesar até seis quilos. Entre suas características estão a plumagem negra das costas e uma risca branca na cabeça. Os olhos, bico e patas são negros. Ainda não foram divulgadas a idade aproximada dos animais que apareceram mortos na Ilha do Mel e nem se eram machos ou fêmeas.

Outros animais

No dia 1.º de agosto, o filhote de uma baleia jubarte também foi encontrado morto na ilha. O animal por um morador na Praia Grande e o Centro de Estudos do Mar atendeu a ocorrência.

No início deste ano, outra jubarte de 12 metros apareceu morta no balneário de Canoas, em Pontal do Paraná. No episódio, o animal surgiu na areia já em um avançado estado de decomposição. E no mês de março, uma fêmea de sete metros de comprimento também foi localizada na praia de Matinhos, onde especialistas do CEM confirmaram a morte do animal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.