• Carregando...
Capitão Claudio Pruss mostra o aplicativo: sistema deve agilizar o acionamento da população à PM. | Marco Charneski/Tribuna do Paraná
Capitão Claudio Pruss mostra o aplicativo: sistema deve agilizar o acionamento da população à PM.| Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

A partir desta terça-feira (2), moradores de Curitiba e região metropolitana poderão acionar a Polícia Militar (PM) em situações emergenciais via aplicativo de celular. O APP 190 - Emergência Paraná será disponibilizado no Google Play às 13h desta terça-feira (2) e deve estar disponível para download nas horas seguintes.

Inicialmente, a novidade será disponibilizada somente para celulares com sistema Android. No entanto, a PM adianta que o aplicativo para IOS já está em fase de testes e deve ser lançado em 30 dias. Apesar da inovação, o atendimento da PM pelo telefone 190 segue normalmente.

- Leia também - Motoristas de ônibus madrugam na delegacia para tentar impedir soltura de assaltante

O aplicativo da PM pode ser usado para acionar viaturas em situações de acidentes de trânsito, roubos, furtos, perturbação de sossego ou violência doméstica. Para isso, o usuário precisa baixar o aplicativo gratuitamente em seu aparelho e preencher um cadastro com informações pessoais como nome completo, RG e CPF. Estas informações são necessárias para evitar trotes.

Após o preenchimento dos dados, basta abrir o app e escolher a opção que se encaixa na situação da ocorrência. “Para cada natureza de crime há um questionário específico para que o solicitante repasse a maior quantidade de detalhes possível do fato”, explicou o capitão Cláudio Pruss, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

- Veja mais - Após mudança na lei, homem é preso por importunação sexual em ônibus de Curitiba

Usuário pode enviar fotos e vídeos com duração de até 10 segundos que possam ajudar a PM no atendimento da ocorrênciaMarco Charneski/Tribuna do Paraná

Além de responder às perguntas do aplicativo a respeito da emergência, o usuário pode enviar mensagens, fotos e vídeos com duração de até 10 segundos que possam ajudar a PM no atendimento. “A ocorrência será gerada automaticamente e seguirá para o sistema operacional, onde um funcionário avaliará a situação e solicitará o deslocamento da viatura mais próxima”, informa o capitão.

Segundo Pruss, a localização do usuário também é transmitida ao sistema e, ao final do atendimento, o cidadão tem o relatório do serviço prestado e ainda pode avaliar a ação policial. “Diferencial que ainda não tínhamos para receber o retorno da população”, explica o PM.

Leia também: 5 razões pelas quais você deve registrar um boletim de ocorrência

O app ainda oferece algumas ferramentas inéditas no Brasil, o que torna o aplicativo precursor desse formato no país. Entre as funcionalidades está a possibilidade de o usuário acompanhar o deslocamento da viatura, assim como acontece em aplicativos de transporte individual de passageiros.

Já a outra novidade é o atendimento a pessoas com deficiência auditiva ou na fala, que não eram atendidas pelo serviço telefônico. “A linguagem do aplicativo é totalmente prática e o usuário poderá fazer o pedido com o apoio de um avatar que indicará o passo a passo para o envio da solicitação à PM”, afirmou Pruss. A estimativa é de que quase 100 mil pessoas com essas dificuldades sejam beneficiadas.

Como baixar

Já existem alguns aplicativos com o nome APP 190 no serviço Google Play. Para identificar o correto da Polícia Militar do Paraná é necessário observar o nome APP 190 - Emergência Paraná e também confirmar se o aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), informação que aparecerá ao lado do ícone oficial do aplicativo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]